fbpx
MaranhãoPrincipais Destaques

III Festival Mercado das Tulhas inicia nesta segunda-feira

Com o tema “Maranhão: Da Semente ao Sorriso”, o evento promete impulsionar a cultura, o turismo, a arte e a gastronomia maranhense.

Apresentando uma nova tendência de eventos gastronômicos do Maranhão, o Festival Mercado das Tulhas ocorrerá de 26 a 28 de Agosto, gratuitamente, no Centro Histórico (no Mercado e no Grand São Luís Hotel). Com o tema “Maranhão: Da Semente ao Sorriso”, o evento promete impulsionar a cultura, o turismo, a arte e a gastronomia maranhense.

O Festival promoverá diálogos e intercâmbios culturais entre produtores e comunidades tradicionais, como quebradeiras de coco, indígenas e povos tradicionais de terreiros e estudantes, cozinheiros, chefes, artistas, produtores culturais, agentes do mercado turístico, turistas e com toda a comunidade interessada de São Luís, do Estado do Maranhão e outras regiões do país e fora dele.

Pelo Terceiro ano consecutivo o tradicional mercado das tulhas se prepara para se palco da diversidade da gastronomia mundial, sem esquecer a variedade, misturas e sabores das comidas maranhenses.

A programação a ser realizada nos três dias do Festival estará distribuída em cinco espaços no Grand São Luís Hotel, no Centro Histórico da cidade de São Luís:

Banquete de Palavras – espaço em que acontecerão palestras temáticas e minicursos, abordando desde o comportamento até empreendedorismo;

Minha Feira – é o Mercado das Tulhas, ponto de encontro entre chefs, público do Festival e frequentadores habituais para uma vivência da cultura gastronômica do local;

A Cozinha – neste local, frutas, verduras, legumes, ingredientes locais e vários tipos de carnes se transformarão em verdadeiros banquetes;

A Confeitaria – onde os amantes do doce e da massa vão conhecer as tentações do prazer gastronômico por meio de combinações inovadoras;

No Balcão do Bar – destinado aos maiores de 18 anos, apreciadores de bebidas alcoólicas à base de produtos da terra e artesanais.

Água na brasa – que funcionará na área do parque e churrasqueira, com exploração do peixe, porco, bivalves, aves, defumados e legumes, com técnicas culinárias variadas, misturando ar, terra, fogo e água, respeitando os elementos e a procedência dos ingredientes.

Histórico Mercado das Tulhas
O espaço que hoje é conhecido como Mercado das Tulhas teve seu início em 1805. Na época, o terreno era alagado e, ao ser aterrado, recebeu o primeiro nome: Terreiro Público. A partir daí, o lugar passou a ser referência no comércio da cidade, por ocorrer muitas transações comerciais por ali. “Em 1861, por meio de um decreto do governo da época, o nome Casa das Tulhas foi escolhido e perdura até os dias de hoje, e remete ao fato do lugar ter sido um centro de abastecimento. Já o nome Tulhas, significa venda ou armazenamento de cereais”, relembrou seu Raimundo Costa, conhecido como ‘O Corinthiano’, vendedor de cachaças artesanais e afrodisíacas do mercado.

O Festival Mercado das Tulhas – Contará com participações especiais de convidados regionais, como quebradeiras de coco, comunidades rurais, e de outros estados, entre eles especialistas no jornalismo gastronômico, além de programação cultural. O talento e charme do artesanato da Esquina da Arte, além de decorar ambientes do evento também irá fechar o evento, com a Feirinha Criativa, uma linda exposição de artesanato na rua Portugal, embalada pelo bumba meu boi.

Deixe Aqui Seu Comentário
Minuto SEBRAE - MA
Etiquetas
Ler Mais

RELACIONADAS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios