GRANDE RIO HONDA
DestaquesEntretenimento

Disney coloca aviso de racismo em clássicos como “Peter Pan” e “Dumbo”

Serviço de streaming chega ao Brasil em 17 de novembro

O serviço de streaming Disney+ adicionou um aviso sobre o retrato preconceituoso presente nos clássicos A Dama e o Vagabundo, Dumbo, Peter Pan, Mogli, Aristogatas e A Cidadela Robinson. Antes de usuários da plataforma assistirem a esses títulos, eles verão um comunicado que diz que “esses estereótipos estavam errados na época e estão errados agora”, acompanhado de detalhes sobre as representações contidas em cada produção.

Dumbo, por exemplo, traz os corvos representando a população negra. O aviso da Disney explica: “Os corvos e os números musicais prestam homenagem a shows racistas, em que artistas brancos com rostos enegrecidos e roupas esfarrapadas imitavam e ridicularizavam africanos escravizados nas plantações do sul. O líder do grupo é Jim Crow, que compartilha o nome das leis que impunham a segregação racial no sul dos Estados Unidos.”

Mogli, de 1967, está na lista pelo mesmo motivo. O personagem Rei Louie, um macaco cantor de jazz, é considerado uma caricatura ofensiva de afroamericanos. Já Peter Pan traz uma representação estereotipada dos povos nativos dos Estados Unidos, aos quais se refere como “peles vermelhas”.

Por outro lado, A Dama e o Vagabundo e Aristogatas trazem estereótipos asiáticos, representando a população como gatos siameses de olhos puxados e dentes salientes, enquanto A Cidadela Robinson contém piratas de “cara amarela” e “cara marrom”.

A Disney+ também vetou a disponibilização de A Canção do Sul, considerado irredimível por sua trama racista. Segundo a plataforma, as decisões foram tomadas com consultoria de organizações de produtores e críticos de cinema de diversas etnias.

Desde seu lançamento nos Estados Unidos, em novembro passado, o Disney+ vem colocando avisos sobre “representações culturais desatualizadas” em seus títulos. As versões atualizadas agora colocam as mensagens nos fluxos de conteúdo, além da página com detalhes do conteúdo dos títulos, como era proposto até então. A Disney+ chega em 17 de novembro ao Brasil.

Deixe Aqui Seu Comentário
Minuto SEBRAE - MA
Etiquetas
Ler Mais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios