BrasilDestaques

Bolsonaro responsabiliza estados e municípios pelos testes para Covid-19 que vencerão em breve

Presidente foi questionado sobre informação de que 6,86 milhões de equipamentos para diagnóstico do coronavírus perderão a validade entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que os estados e municípios deverão explicar o porquê dos testes para a Covid-19 não terem sido utilizados. A afirmação foi dada em resposta a um seguidor que perguntou ao presidente se era verdadeira a informação de que 6,86 milhões de testes para o diagnóstico do coronavírus comprados pelo Ministério da Saúde perderão a validade entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo na manhã de sábado, 22. A Saúde afirma que nenhum teste perdeu a validade e que eles estão prontos para serem utilizados conforme demanda dos estados e municípios.

Em resposta ao seguidor, Bolsonaro isentou o governo federal da responsabilidade afirmando que o material havia sido repassado aos estados e municípios e, por isso, são eles que devem explicação sobre a não utilização dos testes. Segundo a reportagem do Estadão, exames RT-PCR estão estocados em um armazém do governo federal localizado em Guarulhos (região metropolitana de São Paulo) e não foram distribuídos para a rede pública.

“Ministério se mantém à disposição dos entes para dar suporte às ações de monitoramento, diagnóstico, tratamento e acompanhamentos dos casos, além de incentivar as ações de prevenção e assistência precoce nos serviços de saúde do SUS. A pasta vem garantindo a disponibilidade de testes RT-qPCR para todo o país, permitindo que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) possa procurar o serviço de saúde e ter garantido o seu teste, quando prescrito pelo profissional de saúde”, diz nota. Segundo a pasta, 5.043.469 testes RT-qPCR dos 9.317.356 milhões distribuídos para os laboratórios públicos dos estados foram realizados.

Deixe Aqui Seu Comentário
Minuto SEBRAE - MA
Etiquetas
Ler Mais

RELACIONADAS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios