MaranhãoPolíticaPrincipais Destaques

Dossiê recomenda suspensão dos EUA sobre a Base de Alcântara

O documento faz um alerta para a remoção de centenas de famílias quilombolas que vivem na região.

Um documento de mais de 30 páginas elaborado por dez universidades e ONGs internacionais pedindo mudanças nas relações dos EUA com o Brasil e sugerindo a suspensão de acordos entre os países foi recebido pelo governo do presidente Joe Biden. A informação é da BBC Brasil.

Segundo a emissora, o dossiê critica a aproximação entre Jair Bolsonaro e o ex-presidente norte-americano Donald Trump, classificando a relação dos dois como “um fator central na legitimação de Bolsonaro e suas tendências autoritárias”.

O texto recomenda que Biden suspenda importações de madeira, soja e carne do Brasil, “a menos que se possa confirmar que as importações não estão vinculadas ao desmatamento ou abusos dos direitos humanos”.

O documento ainda pede que Biden reverta a aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado por Trump e Bolsonaro em 2019, que permite a utilização comercial da Base Espacial de Alcântara pelos EUA, alertando para a remoção de centenas de famílias quilombolas que vivem na região.

O governo Biden-Harris deve se colocar de maneira firme contra qualquer desapropriação de terras quilombolas, enquanto se engaja em ações pacíficas colaboração com a Agência Espacial Brasileira em Alcântara”, diz o texto que a BBC teve acesso.

Deixe Aqui Seu Comentário
Minuto SEBRAE - MA
Etiquetas
Ler Mais

RELACIONADAS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios