DestaquesSaúde

OMS recomenda vacina da AstraZeneca para todos acima de 18 anos

O anúncio de como a vacina do laboratório britânico deve ser utilizada ocorreu após uma reunião de um conselho de especialistas da entidade em Genebra.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta quarta-feira o uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca em todas as pessoas com mais de 18 anos, inclusive idosos, e mesmo em locais onde variantes do vírus que causa a doença estejam circulando.

O anúncio de como a vacina do laboratório britânico deve ser utilizada ocorreu após uma reunião de um conselho de especialistas da entidade em Genebra. Eles sugeriram também que o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda doses deve ser de dois a três meses.

A recomendação para o uso em idosos ocorre após vários países da Europa decidirem não aplicar a vacina em pessoas com mais de 65 anos, citando falta de dados de estudos clínicos que comprovem a eficácia do imunizante nesse grupo.

Alejandro Cravioto, que lidera o grupo de especialistas da OMS, disse que a resposta gerada pela vacina em idosos, apesar da menor disponibilidade de dados, “não pode ser diferente” da observada em adultos mais jovens. Por isso, a OMS recomendou o uso da vacina em pessoas com mais de 65 anos, especialmente porque esse grupo de pessoas é mais vulnerável à doença.

O painel de especialistas da OMS já havia feito recomendações semelhantes para as vacinas desenvolvidas por Pfizer/BioNTech e Moderna. A entidade deve seguir a recomendação e publicar uma lista de uso emergencial para o imunizante da AstraZeneca na segunda-feira, de acordo com fontes ouvidas pelo jornal “Financial Times”.

A autorização da OMS é necessária para que a Covax Facility, a iniciativa liderada pela entidade, comece a distribuir vacinas para os países participantes. Muitos governos, especialmente os mais pobres, dependem do programa para ter acesso aos imunizantes.

Quase 2,5 bilhões de pessoas em 130 países ainda não receberam uma única dose de qualquer vacina contra a covid-19, disse a OMS hoje.

Deixe Aqui Seu Comentário
Minuto SEBRAE - MA
Etiquetas
Ler Mais

RELACIONADAS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios