Covid-19: Maranhão confirma primeiro caso da variante P.1
Informação foi confirmada na noite desta sexta-feira (26), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O Maranhão confirmou, na noite desta sexta-feira (26), o primeiro caso da variante brasileira P.1 da Covid-19, originalmente identificada no Amazonas. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Os resultados laboratoriais que identificaram a variante, foram repassados ao estado nesta sexta-feira, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O exame foi coletado no Hospital São Luís e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA), que enviou a Fiocruz.
A pasta informou que a cepa foi identificada em uma paciente do sexo feminino, de 35 anos, sem comorbidades, moradora do município de Paço do Lumiar, localizado na Região Metropolitana de São Luís. Ela atua como guarda municipal de São Luís e não possui histórico de viagem.
Segundo a secretaria, a paciente apresentou sintomas suspeitos da Covid-19 como tosse, mialgia, perda de olfato e paladar. A SES afirmou que ela cumpriu quarentena domicilar e teve plena recuperação.
Variante
De acordo com o Ministério da Saúde, a variante brasileira, chamada P.1, já foi identificada nos estados do Amazonas, São Paulo, Goiás, Paraíba, Pará, Bahia, Rio Grande do Sul, Roraima, Minas Gerais, Paraná, Sergipe, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Piauí e, agora, no Maranhão.