fbpx
BrasilDestaques

Toyota anuncia fim das vendas da linha Etios no Brasil

Hatch e sedã compactos deixarão de ser vendidos a partir de abril e abrem espaço na linha de montagem de Sorocaba (SP)

Como era esperado, a Toyota oficializou nesta terça-feira (2) o fim das vendas de Etios hatch e sedan no Brasil a partir de abril. A dupla de compactos seguirá em produção para exportação, mas sua linha de montagem em Sorocaba (SP) será reduzida para abrir espaço ao Corolla Cross.
Thank you for watching

Em nota, a fabricante confirmou o motivo de o modelo sair do catálogo no Brasil, ainda que não cite nominalmente o inédito SUV médio. O utilitário esportivo, que usa a mesma plataforma e conjunto mecânico do Corolla, será apresentado oficialmente no próximo dia 11.

Com a mudança, o Toyota mais barato do Brasil passa a ser o Yaris 1.3, que parte de R$ 76.990. O modelo, inclusive, será atualizado junto de sua versão sedã para conviver com o Corolla Cross, produzido em Sorocaba, e com o Corolla sedã, que segue sendo feito em Indaiatuba (SP).

Outrora dono do maior porta-malas do segmento, o Etios sedã sai de cena sem deixar sucessor direto — Foto: Auto Esporte

Outrora dono do maior porta-malas do segmento, o Etios sedã sai de cena sem deixar sucessor direto — Foto: Auto Esporte

Ainda que o fim do Etios por aqui não seja uma surpresa, o fato de a própria Toyota ter oficializado a notícia em comunicado é incomum: geralmente o fim da produção de um veículo é formalizada somente por sua saída discreta do site da montadora.

Legado polêmico

Lançada em 2012, a família Etios chegou ao mercado sendo alvo de brincadeiras maldosas, quase sempre ligadas ao seu design pouco inspirado (até feio para alguns) e à simplicidade extrema do acabamento, que incluía até um incomum painel central que logo foi associado às antigas balanças de feira-livre.

Etios Cross: nem a Toyota parecia querer mostrar esse carro direito — Foto: Divulgação

Etios Cross: nem a Toyota parecia querer mostrar esse carro direito — Foto: Divulgação

Nesse ínterim não ajudou a chegada de uma incomum versão aventureira, repleta de apliques plásticos na carroceria e com desenho tão exótico que mesmo as fotos de divulgação, feitas com um carro cinza em um ambiente escuro, não faziam questão de destacar suas formas.

Mas, ao longo dos quase nove anos de história e mais de 620 mil unidades vendidas, o Etios calou os críticos entregando uma boa dinâmica, qualidade de construção e espaço interno acima da média, especialmente na versão sedã, que logo se tornou queridinha dos motoristas profissionais.

Nesse período o modelo também evoluiu e recebeu painel digital, multimídia moderno e até retrovisores rebatíveis eletricamente, item raro mesmo em modelos mais caros. Com a chegada do Yaris, a Toyota foi gradualmente reduzindo os pacotes de equipamentos, racionalizando a dupla para torná-la mais barata que os “irmãos maiores”.

Deixe Aqui Seu Comentário
Minuto SEBRAE - MA
Etiquetas
Ler Mais

RELACIONADAS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios