fbpx
DestaquesSaúde

Anvisa convoca governadores para discutir problemas em liberação da Sputnik V

Devido à lentidão da vacinação no país, é crescente a pressão política para a liberação de mais vacinas, mas a atual falta de informações sobre a Sputnik V inviabiliza qualquer possibilidade de autorização

Governadores de 11 estados que demonstraram interesse na aquisição da vacina russa Sputnik V foram convocados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uma reunião em que devem ser explicados os problemas com a documentação do pedido de uso emergencial do imunizante no país.

Ainda não foi confirmada, mas a intenção do órgão é realizar o encontro virtual nesta terça-feira (6), com representantes dos estados do Maranhão, Acre, Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Rondônia, Pará e Mato Grosso.

A Anvisa recebeu o pedido de uso emergencial da Sputnik V feito pela União Química, mas a análise foi paralisada devido a falta de documentação relacionada às práticas farmacêuticas.

A intenção agora é explicar a situação para os governadores para que eles cobrem mais documentação da Gamaleya, fabricante original da Sputnik V.

Sputnik V e a reunião com governadores
Esse pedido feito no dia 26 de março é o segundo protocolado pela União Química. Em janeiro, o imunizante já havia tido a solicitação negada também pela falta de documentação.

Existe pressa das autoridades pela aprovação da Sputnik V, além dos estados representados pelos Governadores, o Ministério da Saúde encomendou 10 milhões de doses. O Consórcio Nordeste, também tem um contrato para aquisição de 37 milhões de doses.

O presidente do grupo União Química, Fernando Castro Marques disse que a farmacêutica está pronta para produzir até 8 milhões de doses por mês após a autorização. O envasamento vai ser feito em uma unidade de Guarulhos, na grande São Paulo.

A expectativa de Castro era de que o imunizante estivesse aprovado ainda em março para o começo da produção em abril, mas essa data já passou. Agora resta aguardar a reunião entre a Anvisa e os governadores para ver o destino da Sputnik V.

Deixe Aqui Seu Comentário
Minuto SEBRAE - MA
Etiquetas
Ler Mais

RELACIONADAS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios