fbpx
MaranhãoPrincipais Destaques

Em coletiva, Flávio Dino anuncia liberação de eventos no Maranhão a partir de segunda-feira (10)

Serão liberados eventos com capacidade para até 50 pessoas, e a partir do dia 17 de maio estarão liberados eventos com até 100 pessoas.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, concedeu na manhã desta sexta-feira (7), uma coletiva para tratar sobre o cenário da pandemia no Estado. Na ocasião, algumas medidas foram flexibilizadas como a liberação de eventos e música ao vivo em bares e restaurantes.

A partir da próxima segunda-feira (10) estão liberados eventos no estado com capacidade de até 50 pessoas, e a partir do dia 17 de maio estarão liberados eventos com até 100 pessoas.

Outra flexibilização adotada é a liberação de música ao vivo em bares e restaurantes a partir do dia 15 de maio.

As demais medidas foram prorrogadas por mais duas semanas, até 24 de maio. Com isso, comércio e indústria continuam funcionando entre 9h e 21h; bares e restaurantes até 23h; supermercados das 6h à 0h; e capacidade de 50% nos supermercados, academias, salões, bares, restaurantes e igrejas.

CASOS ATIVOS

Sobre os casos ativos da Covid-19, Flávio Dino revelou que os números continuam altos. Sobre o número de óbitos, o Maranhão junto com outros 12 estados mais o Distrito Federal apresenta queda no número de mortes.

Sobre a ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19 nas redes estadual e privada, o Maranhão apresentou uma queda nos últimos dias, mas a taxa ainda é preocupante.

VACINAS

O governador destacou que o Maranhão já recebeu 2,01 milhões de doses de vacinas do Ministério da Saúde, sendo 1,77 milhão distribuídas aos municípios e 1,342 milhão de doses aplicadas. Lembrando que novas doses serão enviadas aos municípios que aplicarem 80% das doses recebidas.

Até esta quinta-feira (6), 159 municípios maranhenses aplicaram acima de 80% das doses recebidas.

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

O Maranhão é um dos estados que mais vacinou profissionais da educação. Mais de 60 mil profissionais já tomaram a 1ª dose no Estado.

Sobre o retomada das aulas presenciais, caberá aos estados, municípios e instituições privadas decidirem sobre o retorno.

NOVO PÚBLICO-ALVO

Um novo público-alvo está recebendo a vacinação contra a Covid-19, de acordo com o Plano Nacional de Imunização. Entre o público-alvo estão pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos; gestante com comorbidades e puérperas; pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, de 55 a 59 anos; pacientes renais crônicos e pessoas com comorbidades, de 50 a 59 anos.

Nesse sábado e domingo ocorrerá a vacinação para grávidas com comorbidades e puérperas, no Centro Integrado Rio Anil (Cintra). No sábado, a vacinação será das 8h às 16h; e no domingo das 7h às 12.

Em reunião entre governadores e a Organização das Nações Unidas (ONU), o governador Flávio Dino defendeu a suspensão temporária de patentes das vacinas contra a Covid-19 para acelerar a imunização da população mundial.

PFIZER

Sobre o recebimento das doses de vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer, o Maranhão dispõe de 4 ultrafreezers para conservar as doses recebidas que precisam de uma temperatura diferenciada das demais.

VACINA SPUTINIK V

Um novo pedido foi feito, nessa quinta-feira (6) ao STF pela importação de doses da vacina russa Sputinik V. O governador disse que novos documentos com parecer técnico foram enviados à Anvisa para aprovação da vacina.

Deixe Aqui Seu Comentário
Minuto SEBRAE - MA
Ler Mais

RELACIONADAS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios