fbpx
MaranhãoPrincipais Destaques

Museus e casas de cultura do Maranhão são reabertos

Reaberturas ocorreram em comemoração ao Dia Internacional dos Museus.

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), reabriu nesta terça-feira (18), dezenove museus e casas de cultura mantidas pelo Estado. Até então, esses espaços culturais estavam temporariamente fechados, atendendo a decretos estaduais editados em função da pandemia, como medida de prevenção contra a Covid-19.

Em alguns espaços serão necessários agendamentos prévios feitos por meio das redes sociais das casas. É necessário ressaltar que os protocolos sanitários continuam. Assim, a visitação a qualquer equipamento cultural deve ser feita com o uso de máscaras e o cumprimento do distanciamento social. Está sendo ofertado álcool em gel ao público, na recepção de cada casa.

Abriram, nesta terça-feira, o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, Forte Santo Antônio da Barra, Arquivo Público, Biblioteca Pública Benedito Leite, Casa de Cultura Josué Montello, Museu de Artes Sacras, Museu de Artes Visuais, Capela das Laranjeiras, Biblioteca do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Capela Bom Jesus dos Navegantes, Teatro Arthur Azevedo, Casa do Tambor de Crioula, Convento das Mercês, Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão (REFFSA), Cafua das Mercês. Em Alcântara: Casa do Divino de Alcântara, Museu de Alcântara, Casa do Mordomo Régio de Alcântara. Em Pindaré Mirim, o Centro Cultural Engenho de Pindaré-Mirim.

Semana Nacional dos Museus

A reabertura desses espaços é uma forma de manter viva a promoção dos museus enquanto espaço de memória, de conhecimento e de geração de saber, e coincide com a Semana Nacional dos Museus, que pelo segundo ano consecutivo, será realizada de forma virtual.

No Maranhão, os museus e casas de cultura coordenados pela Secma, mais uma vez, participarão da semana com exposições virtuais, lives e visitas museológicas, ampliando debates importantes a respeito de acervo, arte, recuperação, fomento, entre outros temas relacionados ao segmento, como detalha o secretário de Cultura, Anderson Lindoso.

“Essa semana é a Semana Nacional dos Museus e, hoje, dia 18, é o Dia Internacional dos Museus. É muito importante a gente comemorar essa data discutindo políticas públicas, aproveitando esse momento da pandemia que é muito difícil, pois nós não podemos realizar atividades presenciais, mas podemos fazer debates e discussões regionais e nacionais, para que, quando tudo voltar ao normal, a gente possa renovar o espírito, renovar o ânimo e fazer com que os nossos museus continuem prestando grandes serviços à sociedade”, pontua o secretário Anderson.

Exposição ‘Mulher’ na reabertura da Fundação da Memória Republicana

Espaços como Museu de Alcântara (na cidade de Alcântara), Fundação da Memória Republicana Brasileira, Casa do Maranhão, Casa de Cultura Josué Montello, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Cafua das Mercês, Forte Santo Antônio, Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Museu de Artes Visuais, Museu de Artes Sacra e Casa do Tambor de Crioula terão atividades virtuais nas redes oficiais de cada casa.

A Fundação da Memória Republicana é um dos equipamentos em que também haverá programação presencial, mediante agendamento. A diretora técnica e coordenadora da Fundação da Memória Republicana, Svetlana Farias, explica como será o funcionamento das visitas.

“A visitação pode ser feita de duas maneiras: a primeira é pelas nossas redes sociais, já que todas as obras estarão sendo expostas na Internet frequentemente, com mediador explicando sobre os artistas e sobre as obras, e também estaremos de portas abertas, mas com todas as restrições decorrentes da pandemia, obedecendo todos os protocolos de saúde, sendo que só podem entrar cinco pessoas por grupo de visitantes”, destaca Svetlana Farias.

Com a temática ‘Mulher’ está em exposição na Fundação da Memória Republicana um acervo que reúne esculturas, pinturas, artesanatos que retratam o universo feminino em diversas partes do mundo, já que a mostra aglutina obras de arte produzidas no Brasil, na África e em outros países da América do Sul.

Dia Internacional dos Museus

Em 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus. A data foi criada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), em 1977, com o objetivo de promover os museus enquanto importante meio para o desenvolvimento de compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos.

Confira abaixo os dias, horários e os pré-requisitos para visitação

Arquivo Público – Aberto de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. O total máximo por visitação guiada é de 5 pessoas, e a mesma quantidade por ambiente de pesquisa.

Biblioteca Pública Benedito Leite – De segunda a sexta-feira, das 14 às 18h

Biblioteca do Museu Histórico e Artístico do Maranhão – Às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h. Máximo de 5 pessoas por circuito. As visitas devem ser agendadas pelas redes sociais do órgão.

Casa de Cultura Josué Montello – De segunda a sexta-feira, das 14 às 18h

Casa do Tambor de Crioula – De terça-feira a sábado das 14h às 18h

Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão – De segunda a sexta-feira, das 14 às 18h

Cafua das Mercês – De terça-feira a sábado, das 14h às 18h

Capela das Laranjeiras – Terça e quinta-feira, das 14h às 18h. Máximo de 5 pessoas por circuito. As visitas devem ser agendadas pelas redes sociais do órgão.

Capela Bom Jesus dos Navegantes – Sexta-feira, das 14h às 18h. Máximo de 6 pessoas por circuito. As visitas devem ser agendadas pelas redes sociais do órgão.

Convento das Mercês – Segunda-feira, das 14h às 17h e de terça a sexta-feira, das 8h às 17h

Forte Santo Antônio da Barra – De terça a sexta-feira, das 14h às 18h; sábados, das 13h às 17h

Museu de Artes Visuais – De terça-feira a sábado, das 14h às 18h

Museu de Arte Sacra – De terça-feira a sábado, das 14h às 18h

Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão (REFFSA) – De terça-feira a domingo, das 14h às 18h

Teatro Arthur Azevedo – De terça-feira a sábado, das 14h às 18h

Museus em outros municípios

Centro Cultural Engenho de Pindaré-Mirim – De terça-feira a sábado, das 16h às 20h

Museu Histórico de Alcântara – De terça-feira a sábado, das 9h às 12h

Casa do Divino de Alcântara – De terça-feira a sábado, das 9h às 12h

Casa do Mordomo de Alcântara – De terça-feira a sábado, das 9h às 12h

Casas de Cultura temporariamente fechadas

Museu do Reggae

Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho

Casa do Maranhão

Centro de Criatividade Odylo Costa Filho

Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Teatro Alcione Nazaré

Casa de Nhozinho

Deixe Aqui Seu Comentário
Minuto SEBRAE - MA
Ler Mais

RELACIONADAS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios