fbpx
MaranhãoPrincipais Destaques

Em coletiva virtual, Flávio Dino prorroga medidas sanitárias até 31 de maio

A prorrogação das medidas sanitárias é decorrente do aumento no número de hospitalizações nos últimos dias.

Em coletiva virtual realizada na manhã desta sexta-feira (21), o governador do Maranhão, Flávio Dino, fez um panorama do novo coronavírus no Estado. Entre os temas abordados, Flávio Dino falou sobre a confirmação da cepa indiana B.1.617.2 em 6 tripulantes do navio Shandong, onde um deles encontra-se internado em um hospital privado da capital maranhense.

A cepa indiana, presente em mais de 40 países é considerada de alta transmissão e tem causado preocupação mundial.

Flávio Dino disse que, até o momento, não houve registro de transmissão do vírus no território maranhense e que todos os cuidados estão sendo tomados para que não haja transmissão local.

O governador ressaltou que o navio não chegou a atracar no Porto da Vale e que a embarcação está em alto mar, a cerca de 35 km de São Luís.

Flávio Dino destacou que não cabe ao governo estadual o fechamento de portos no estado, uma vez que é de competência federal o fechamento de portos, e isto, geraria desabastecimento no estado.

REUNIÃO COM A EMBAIXADA DA CHINA

Flávio Dino comentou sobre a reunião de governadores com a embaixada chinesa, nessa quinta-feira (20). Na reunião, o Embaixador da República Popular da China, Yang Wanming, assegurou o envio de insumos para a produção de mais 16 milhões de doses de vacinas pelo Butantan e Fiocruz.

CPI NO SENADO

Sobre a declaração na CPI, nessa quinta-feira (20), do uso de cloroquina no Maranhão, Flávio Dino esclareceu que o governo garantiu medicamentos considerados pela comunidade científica, eficazes contra a Covid-19, mas que não prescreveu nenhum medicamento.

VACINAS

Sobre o envio de vacinas do Ministério da Saúde contra a Covid-19, o Maranhão já recebeu 2,57 milhões de doses, sendo que 1,87 milhões foram distribuídas aos municípios e 1,60 milhão de doses já foram aplicadas.

Cerca de 100 mil profissionais da educação do Maranhão foram vacinados em um mês.

APOIO ÀS EMPRESAS

Flávio Dino falou ainda sobre uma nova medida do governo do Estado em relação às empresas devedoras de impostos. A Medida Provisória 356 de 21 de maio de 2021, prevê desconto nos juros e multas do ICMS devidos até 21 de dezembro de 2020.

APOIO À POPULAÇÃO

O governo do Maranhão está ofertando 119 mil cartões do Vale Gás para população de baixa renda.

PROGRAMA AGENTE DE DESENVOLVIMENTO RURAL QUILOMBOLA

Jovens entre 18 e 25 meses receberão bolsa mensal de R$ 300, durante 12 meses. Um edital será lançado nos próximos dias com detalhes do programa.

TAXA DE CONTÁGIO

O Maranhão continua entre os estados que apresentam queda no número de óbitos por Covid-19.

INTERNAÇÃO POR COVID-19

Flávio Dino falou sobre a procura de pacientes por leitos que teve uma alta nos últimos dias comparado a semana anterior. Tanto a procura por leitos clínicos quanto de UTI no estado tiveram um aumento.

MEDIDAS SANITÁRIAS

Devido ao crescimento no número de hospitalização por Covid-19, as medidas sanitárias serão renovadas até 31 de maio.

Com isso, grupo de risco vacinado poderá retornar ao trabalho após 30 dias, com exceção de gestantes; comércio e indústria funcionando entre 9h e 21h; bares e restaurantes até 23h; e supermercados das 6h à 0h e realização de eventos com até 100 pessoas até às 23h.

Deixe Aqui Seu Comentário
Minuto SEBRAE - MA
Ler Mais

RELACIONADAS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios