GRANDE RIO HONDA
MaranhãoPrincipais Destaques

Aged realiza fiscalização em plantações de banana contaminadas por fungo no Maranhão

Fiscalização foi realizada em plantações no município de Barão de Grajaú

A Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) realizou uma inspeção sanitária em plantações de banana em propriedades do município de Barão de Grajaú, localizado a 679 km de São Luís, por suspeita de que infecção da Sigatoka Negra, praga que afeta as plantações. A ação contou com a participação da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

A ação contou com a participação de agentes da Adapi pelo fato do Piauí ser uma área livre de contaminação. A fiscalização foi realizada em plantações nos povoados de Caraíba dos Lopes e Serra Redonda que estavam sob suspeita de estar contaminadas. Ficou constatado o baixo risco de dispersão da praga por conta da localização geográfica e o tipo de exploração, para consumo próprio, já que não comércio ou intercâmbio do produto.

De acordo com a Aged, as condições climáticas atuais no estado não são favoráveis para realizar a identificação de mais plantas com sintomas, por isso, novas fiscalizações serão realizadas no período chuvoso, época quando o fungo se reproduz. A Sigatoka Negra foi identificada em 2013 e ameaça pequenos produtores.

A doença tem sido alvo de atenção da agência por ser uma doença de alto poder destrutivo e ser considerada uma ‘Praga Quarentenária Presente’, pois atinge um produto de alto valor comercial como a banana, que ainda não está inclusa em programas oficiais de controle.

Como identificar a Sigatoka Negra

  • Descolorações ou pontuações despigmentadas (menores que 1mm), visíveis na parte inferior da folha;
  • Estrias de coloração marrom-clara, com 2 a 3 mm de comprimento;
  • Manchas ovais de cor marrom escura na face inferior e negra na face superior da folha;
  • Estrias que se alongam e já podem ser visualizadas em ambas as faces da folha;
  • Manchas com centro deprimido e de coloração branco acinzentado, que se unem em períodos favoráveis ao desenvolvimento do fungo.
Deixe Aqui Seu Comentário
Rei dos Reis - Cortina
Etiquetas
Ler Mais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios