CidadesMaranhão

Alunos recebem certificado do projeto Samuzinho em Loreto

Mais de 40 alunos ganharam certificado de participação.

Reportagem especial
Eduardo Passos


Faça o Download!
_______________________________________________

Os 45 alunos selecionados para serem os “amigos do Samu” ganharam certificado de participação.

No último final de semana o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) entregou os certificados de conclusão de curso para suas primeiras turmas do Samuzinho. O projeto instrui os alunos da rede pública de Educação de Loreto sobre como evitar acidentes e de como agir em caso de emergências.

 

Mais de 45 crianças do Projeto Samuzinho recebem certificado

Os alunos aprenderam primeiros socorros com uma linguagem simples. Com carinho e dedicação, os profissionais da Saúde conseguiram passar a mensagem e ainda ganhar a admiração das crianças.

 

A iniciativa foi do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Loreto

O projeto também visa a reflexão sobre movimentos de solidariedade e conscientiza a importância da atuação correta em situação de risco. Os instrutores do projeto são médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas do SAMU.

Sob o monitoramento dos profissionais da saúde, as crianças informaram ao público geral, a respeito da conscientização do não trote ao SAMU pelo 192, e sobre a importância de aprender fazer a Reanimação Cardiopulmonar.

SAMU

Para acionar o SAMU é necessário ligar o número 192. A ligação é gratuita. Mediante a chamada, são colhidos os dados do local da ocorrência e da vítima.

Quem faz a ligação é encaminhado ao médico regulador que faz o primeiro diagnóstico do caso. Neste momento algumas manobras são direcionadas e caso não seja possível resolver por telefone é identificada qual ambulância será enviada para o socorro da vítima de acordo com a gravidade do quadro. Todo processo é muito rápido e é definido por protocolos do Ministério da Saúde que devem ser seguidos.

Neste sentido é fundamental que as pessoas não liguem para o SAMU para passar trote. O envio de uma ambulância para uma ocorrência falsa gera diversos prejuízos e mais, pode levar à morte quem realmente precisa de ajuda.

Loreto

Vizinho dos municípios de Sambaíba, São Félix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras, Loreto se situa a 67 km a Norte-Oeste de Uruçuí a maior cidade nos arredores.

Localização de Loreto

Deixe Aqui Seu Comentário
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close