WeCreativez WhatsApp Support
O MAIOR PORTAL DE NOTICIAS DO MARANHÃO
ᴄᴇɴᴛʀᴀʟᴅᴇɴᴏᴛɪᴄɪᴀꜱ.ʀᴀᴅɪᴏ.ʙʀ
MaranhãoPrincipais Destaques

Casos de dengue crescem mais de 164% no Maranhão em 2019

Relatório aponta que período de chuvas foi um dos principais responsáveis pelo aumento no número de casos da doença.

O número de casos de dengue aumentou 164,3% no Maranhão em 2019, de acordo com o último boletim epidemiológico do estado. Os registros de zika registraram crescimento de 125% e os de chikungunya 9,30%. As condições climáticas foram apontadas pelo relatório como o principal responsável pela proliferação do Aedes Aegypti na região.

Só na primeira semana de dezembro, de acordo com o Boletim Epidemiológico de Arboviroses, o Maranhão registrou 5.661 casos prováveis para dengue, 761 de chikungunya e 334 de Zika. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Zika e Chikungunya

O vírus da zika, que teve o auge da epidemia em 2015, deixou milhares de crianças com microcefalia, umas das consequências da Síndrome Congênita do Zika Vírus. O número de casos em 2019 não chega nem perto do que foi registrado naquele ano: a estimativa era de até 132 mil casos apenas na Bahia há quatro anos, enquanto em 2019 temos 10,4 mil casos em todo o país.

A chikungunya, doença que chegou a ter mais casos que o zika em 2016, apresentou 123.407 casos neste ano. O estado do Rio de Janeiro também é o campeão, com 83.079 notificações.

Prevenção contra o Aedes Aegypti

Para combater a infestação do mosquito transmissor, além o suporte das autoridades, o cidadão também pode eliminar os focos ao adotar as estratégias de combate ao mosquito. Veja abaixo:

1. Colocar areia nos vasos de planta ao invés de água. Nos que tiverem água, limpar bem com uma escova e sabão, só tirar a água não adianta;

2. não jogar lixo e entulho em locais sem coleta;

3. limpar calhas d’água;

4. não deixar água parada em garrafas, tampas, baldes, bacias, pneus;

5. tampar a caixa d’água;

6. uso de repelentes;

7. colocar água sanitária nos ralos;

Deixe Aqui Seu Comentário
Rei dos Reis - Cortina
Etiquetas
Ler Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios