Tecnologia

Celulares têm falha e Motorola vai consertar de graça; entenda

Fabricante promete reparo de graça para produtos fora da garantia.

O hábito de consultar o celular para saber o caminho mais rápido até o destino se tornou um drama para donos de modelos fabricados pela Motorola. Alguns smartphones estão com problema para detectar o sinal de GPS, causando um verdadeiro apagão durante o uso de aplicativos como Waze e Google Maps.

“O Maps não consegue iniciar a navegação da forma correta, que seria colocar uma rota e começar a direcionar o usuário”, conta o analista de TI Giliardy Correia Arena. Dono de um Moto Z Play de primeira geração, ele também tentou usar o Here WeGo, mas enfrentou dificuldade.

Arena não está sozinho. A internet está repleta de consumidores se queixando do mesmo problema – são usuários de Moto G4 Play, Moto G4, Moto Z2 Force e até produtos mais recentes, como o Moto G6 e o Moto G6 Plus. Diante de tantas reclamações, a Motorola começou a se mexer: no fórum online oficial, pediu a clientes que enviem relatos para compreender a questão.

O caso mais latente diz respeito ao G4 Play, produto que chegou ao mercado brasileiro em 2016 e até hoje tem o apelo do preço baixo. Com exclusividade ao TechTudo, a Motorola reconhece a falha que afeta o funcionamento do GPS “em uma pequena parcela dos usuários”. A empresa de origem americana não revela o número de pessoas atingidas pela pane.

A companhia explica que a correção está presente no software NPI26.48-43 e recomenda que os usuários autorizem a atualização caso recebam um alerta entre as notificações do telefone.

Também há a opção de seguir o caminho abaixo para checar se o reparo está disponível, informa a Motorola em nota:

Selecione o ícone “Configurar” no menu de aplicativos.
Selecione “Sobre o telefone” + “Atualizações do sistema”.
Selecione “Sim, eu aceito”. Após concluir o download do software, selecione “Instalar”.

O novo software com promessa de restaurar as funcionalidades do GPS foi percebido pelos consumidores da marca. Também na internet, eles relatam que o bug desapareceu depois que a atualização foi liberada. Moradores de outros países, no entanto, ainda se queixam da falta de posicionamento da empresa.

Por ora, a Motorola confirma o revés tecnológico apenas no G4 Play. A fabricante foi perguntada sobre como seria o procedimento de reparo caso o produto não esteja na garantia e promete gratuidade para casos assim. Diz a nota enviada ao TechTudo: “Caso o usuário leve o aparelho a uma assistência autorizada ou entre em contato com o SAC e seja constatado que o problema do GPS seja de software, o reparo/instalação será gratuito. Para outras situações, a Motorola analisará caso a caso, após contato com os canais oficiais da marca.”

Os compradores se viram como podem. No caso de Arena, dono de um Moto Z, o caminho encontrado foi restaurar o sistema do telefone (mantendo o patch mais recente). “Resolveu parcialmente. O GPS ao menos funciona, mas tem oscilado mesmo em áreas abertas”, diz.

Deixe Aqui Seu Comentário
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close