WeCreativez WhatsApp Support
O MAIOR PORTAL DE NOTICIAS DO MARANHÃO
ᴄᴇɴᴛʀᴀʟᴅᴇɴᴏᴛɪᴄɪᴀꜱ.ʀᴀᴅɪᴏ.ʙʀ
Principais DestaquesStellar Banner

Continua a operação de retirada de óleo para desencalhar navio na costa do Maranhão

Segundo a Marinha do Brasil, procedimento está na segunda etapa.

Continua, nesta sexta-feira (20), a operação de retirada de 3.400 toneladas de óleo do navio sul-coreano MV Stellar Banner, com objetivo de desencalhar a embarcação da costa do Maranhão. Segundo a Marinha do Brasil, a ação, que tinha como prazo esta sexta-feira (10), segue em sua segunda etapa, ainda sem vestígios de óleo na região onde se encontra o navio.

A corporação disse que já foram bombeados mais de 1.020 metros cúbicos do combustível para os tanques do navio OSV HOS Brass Ring, utilizado especificamente para essa situação.

A Marinha diz, ainda, que o novo Plano de Destinação do Óleo Combustível, do Stellar Banner, está em fase final de aprovação pelas Autoridades Marítimas e Ambiental. Para esse procedimento, o navio Stellar Iris receberá o combustível das embarcações envolvidas na operação de retirada.

Operação
Cerca de 255 militares da Marinha do Brasil estão atuando diretamente na operação de resgate do navio Stellar Banner. Cinco rebocadores, sendo três com materiais de combate à poluição causada por óleo, também servem de apoio no local.

Além disso, estão sendo usados um drone com câmera térmica, um helicóptero S-76C e três embarcações de suporte às atividades contingência de derramamento do óleo.

Área afetada

A área afetada no casco do navio é de cerca de 25 metros, segundo o chefe de Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval, Robson Neves Fernandes. Atualmente, não há registro de vazamentos.

No dia 28 de fevereiro, o Ibama havia verificado o vazamento de 333 litros de óleo no mar e o poluente havia se espalhado por uma área de 0,79 km². Um dia depois, o instituto afirmou que não visualizou mais as manchas de óleo encontradas anteriormente. Técnicos também trabalharam para vedar ainda mais os tanques de combustível e reforçar as travas dos compartimentos de carga, onde está o minério.

Deixe Aqui Seu Comentário
Rei dos Reis - Cortina
Etiquetas
Ler Mais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios