Cidades

Empresa adota tecnologia 4.0 para melhorar produção e atendimento

Para proprietária, a busca por inovações é o que garante a manutenção da empresa no mercado de trabalho

Além de garantir eficiência na produção de grandes companhias, a Indústria 4.0 também pode ser utilizada por pequenas e médias empresas.

A experiência, por exemplo, já é feita em um estabelecimento de médio porte no Maranhão.

Trata-se da Malharia RDB, de São Luís. A proprietária Maria dos Milagres acreditou na adoção dessas tecnologias e começou a fazer parte de um projeto piloto junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Denominado Indústria Mais Avançada, o programa visa otimizar o processo de produção por meio de sensores espalhados na empresa. Com essa medida, Maria dos Milagres espera, inclusive, melhorar o atendimento junto aos clientes.

“Com esse projeto, a minha perspectiva é que a gente possa se organizar melhor, atender melhor os nossos clientes e poder dar a melhor qualidade no acabamento, no tempo da entrega. Que a gente possa fazer a diferença no mercado de hoje que é tão competitivo.”

O programa Indústria Mais Avançada atende cerca de 56 pequenas e médias empresas em todo o país.Para o consultor do SENAI-MA, Francisco Givaldo, esse projeto, que analisa todas as fases do processo de produção das companhias, é também é essencial para uma tomada de decisão rápida na hora de resolver problemas dentro da empresa.

“As informações que são geradas no processo produtivo são vistas, monitoras e acompanhadas em tempo real, para que a tomada de decisão seja em tempo real. No caminho disso, a gente está trabalhando também para qualificação dos profissionais da empresa.”

A ideia de preparar as empresas para Indústria 4.0, até mesmo na requalificação dos colaboradores, é defendida pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI. A instituição elaborou um grupo de propostas e encaminhou aos candidatos à Presidência da República.

O documento contém medidas de apoio à modernização industrial e aplicação de novas tecnologias digitais no dia a dia das empresas. O objetivo é melhorar a infraestrutura de telecomunicação e desenvolvimento de estratégias para a formação e qualificação profissional. As propostas fazem parte do documento Propostas da Indústria para as Eleições.

Deixe Aqui Seu Comentário
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close