WeCreativez WhatsApp Support
O MAIOR PORTAL DE NOTICIAS DO MARANHÃO
ᴄᴇɴᴛʀᴀʟᴅᴇɴᴏᴛɪᴄɪᴀꜱ.ʀᴀᴅɪᴏ.ʙʀ
MaranhãoPrincipais Destaques

Festa em homenagem a São Marçal leva multidão ao João Paulo

Grupos de bumba-meu-boi de todo o Maranhão desfilaram em homenagem a São Marçal no bairro do João Paulo, em São Luís neste domingo

Grupos de bumba-meu-boi do sotaque de matracara de todo o Maranhão desfilaram em homenagem a São Marçal no bairro do João Paulo, em São Luís neste domingo (30). No local uma multidão de matraqueiros lotou a avenida que leva o nome do santo, mantendo uma tradição que já dura 92 anos.

Paralela à celebração a São Pedro, a brincadeira em São Marçal marca o ápice das festas juninas no Maranhão. Também conhecido como “Encontro de Batalhões”, em 2009 o Dia de São Marçal foi instituído como o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, por meio de projeto de lei elaborado pelo deputado federal Carlos Brandão, hoje vice-governador do Estado.

O evento começou no início da madrugada, com maracás, tamborinhos, pandeirões e um verdadeiro “arsenal” de matracas dando o tom da festa antes mesmo da alvorada.

Batalhão do Boi de Maracanã anima na despedida do São João

A força do “Encontro de Batalhões” é tão grande que fez com que a Avenida João Pessoa, principal do bairro João Paulo, mudasse de nome e passasse a se chamar Avenida São Marçal. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome, atribuiu à Festa de São Marçal, através da lei Nº 4.626/06, o título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi. Posteriormente, foi construída uma estátua de São Marçal na região, com 5 metros de altura.

Este ano a segurança foi reforçada para garantir a tranquilidade do evento, que atrai milhares de pessoas, entre maranhenses e turistas. Outro ponto alto da festa é a movimentação econômica com o aumento nas vendas do comércio informal.

O Vaqueiro do Boi de Maracanã, Washington Silva não perde a festa de São Marçal há mais de 30 anos. Para ele, não existe nada similar na cultura popular.

“João Paulo é diferente. O Boi de Maracanã tá sempre aqui. Isso aqui é nós (sic). Só vou largar isso aqui quando eu morrer, não existe outra coisa igual”, disse.

Apesar do “Encontro de Batalhões” sinalizar o encerramento das festividades juninas no estado, no Maranhão a festa ganhou uma prorrogação. O governador Flávio Dino anunciou que as brincadeiras no arraial do Ipem ganharam programação adicional até o dia 6 de julho, tamanho foi o sucesso do São João em 2019.

Com informações do Portal do Governo do Maranhão

Deixe Aqui Seu Comentário
Rei dos Reis - Cortina
Etiquetas
Ler Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios