GRANDE RIO HONDA
CidadesMaranhão

Festejo do Mestre Bita do Barão movimenta cidade de Codó

A cidade mais umbandista do País, conhecida como a meca da feitiçaria, tem um dos pais de santo mais prestigiados do Brasil.

Matéria especial
Eduardo Passos

 

Um dos festejos afro-brasileiros de maior tradição do país. Uma festa aos santos e orixás, comandada pelo umbandista Bita do Barão de Guaré, quando pais e mães de santo deixam os terreiros e ganham as ruas da cidade.

Na ocasião, filhos e filhas de santo saem caracterizados com as cores de cada orixá e algo mais que o represente, como os brinquedos para Cosme e Damião, protetores das crianças, ou a espada e o cavalo do guerreiro São Jorge, ogum militar.

Em Codó, município de cerca de 110 mil habitantes que fica distante pouco mais de 290 quilômetros de São Luís, existe uma vertente regional da umbanda, o Terecô. O ritual possui um conceito de “encantamento”. Segundo o ensinamento, as pessoas não morrem. Tornam-se almas vagantes que podem ser invocadas quando necessário. Estima-se que a cidade possua mais de 300 terreiros de Terecô.

De 18 à 25 de agosto acontecerá o maior evento da Umbanda do Maranhão, uma semana dos festejos aos Santos e Orixás do Tenda Espírita de Umbanda do comendador da República, mestre Bita do Barão.

Em seu Palácio de Iansã são realizados os rituais de incorporação,onde todos entram em completo estado de transe. Mistérios que se revelam no ritmo dos tambores e nas manifestações de um povo que acredita no poder da fé

Bita do Barão com o Senador João Alberto

Para Bita do Barão, é a força dos encantados que mantém a festa cada vez mais bonita e luxuosa, ao seu velho estilo.

“Estamos de braços abertos para fazer outra vez, em outro ano, com mais brinquedo, com mais força, com mais gente, com mais tudo. Crescendo e crescendo mais”, concluiu.

Umbandista realiza evento que dura uma semana há quase meio século.
Muitos vão à cidade apenas para apreciar as festividades.

Festejo dos Santos e Orixás – Pai de Santo Bita do Barão
O Maior Festejo Umbandista do Brasil 
Quando: Todos os anos no mês de Agosto
Onde: Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá
Endereço: Ruy Barbosa – 209, Codó-Ma, Brasil

BAIXAR A MATÉRIA EM ÁUDIO

Faça o Download!

Mestre Bita do Barão com o repórter Eduardo Passos
Deixe Aqui Seu Comentário
Minuto SEBRAE - MA
Etiquetas
Ler Mais

RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios