Saúde e Beleza

Guia Alimentar para menores de 2 anos passa por atualização

O Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos será atualizado neste ano. Até o dia 25 de agosto, toda a população terá acesso ao documento prévio e poderá enviar sugestões. As informações do material vão desde orientações para a amamentação até dicas para o preparo dos alimentos de toda a família. Vale lembrar que os hábitos alimentares são formados nos primeiros dois anos de vida. Por isso, é importante estar atento a maneiras de incentivar o paladar dos pequenos desde cedo. A analista técnica da coordenação de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Helissa Moreira, dá algumas orientações.

“A criança deve basear a alimentação em alimentos in natura e minimamente processados. Ela tem que receber alimentos na consistência espessa, desde quando introduzir a alimentação complementar – não bater no liquidificador, não oferecer açúcar para a criança até os dois anos de idade. E é muito importante também a família estar atenta à comida que vai oferecer para a criança quando ela estiver fora de casa. Então é importante, por exemplo, a mãe quando for sair de casa levar uma fruta – uma banana para ela poder amassar e oferecer na hora. Ela também pode levar uma marmita com uma comida salgada para oferecer um almoço…”.

Para conferir outras dicas, basta entrar no portal saude.gov.br e clicar no link da consulta pública, disponível na página inicial do site. Ali, você terá acesso a versão preliminar do Guia Alimentar para menores de dois anos no formato PDF e também a um formulário com espaço para as suas contribuições. Lembre-se: o documento está em consulta pública até 25 de agosto e sua participação é fundamental.

Deixe Aqui Seu Comentário
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close