WeCreativez WhatsApp Support
O MAIOR PORTAL DE NOTICIAS DO MARANHÃO
ᴄᴇɴᴛʀᴀʟᴅᴇɴᴏᴛɪᴄɪᴀꜱ.ʀᴀᴅɪᴏ.ʙʀ
MaranhãoPrincipais Destaques

Índios fazem protesto e ocupam sede da Câmara de Itaipava do Grajaú

Índios da etnia Timbiras realizam um protesto e ocupam a sede da Câmara Municipal de Itaipava do Grajaú, cidade a 451 km de São Luís, na tarde dessa sexta-feira (14). De acordo com as lideranças, eles pedem a construção de uma estrada vicinal dentro da Terra Indígena Geraldo Toco Preto, localizada na região.

Os indígenas alegam que por conta dos problemas de infraestrutura nas estradas, o tráfego de veículos é difícil e atrapalha o deslocamento das comunidades para outros municípios próximos, como Grajaú. Eles também reclamam da falta de assistência básica de saúde na região.

As lideranças também pedem a presença do secretário de segurança pública, Jefferson Portela e um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Por meio de nota, a Coordenação Regional da Funai no Maranhão, informou que tomou conhecimento do problema e que não são de competência do órgão, mas da Secretaria Especial de Saúde Indígenas (Sesai) e do município. A Funai informou que atua como instância fiscalizadoras em ambos os casos.

A Funai disse ainda que por estar em operação nos municípios de Buriticupu e Amarante do Maranhão, por determinação do governo federal e estadual, ainda não foi determinado o envio de funcionários da sede para o local. O órgão disse que acompanha a manifestação e se coloca à disposição para cumprir os deveres dentro das instâncias que são de responsabilidade da instituição.

Deixe Aqui Seu Comentário
Rei dos Reis - Cortina
Etiquetas
Ler Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios