Saúde e Beleza

Dez municípios maranhenses começam fazer parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar

Sistema Nacional de Segurança Alimentar visa elaborar ações para garantir o direito humano à alimentação adequada

Reportagem
Rosamelia de Abreu

Esse sistema tem como objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional no país, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional e da realização progressiva do direito humano à alimentação adequada.

Os novos municípios integrados ao Sisan são: Matinha ; Santa Helena ; Senador La Roque ; São Mateus ; Pindaré-Mirim ; Lagoa do Mato; Estreito ; Grajaú (MA); Viana (MA); Bequimão (MA); todos no Maranhão, além de Serra Preta, na Bahia, e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Sistema Nacional de Segurança Alimentar

O Sisan tem por objetivo coordenar as ações públicas em segurança alimentar e nutricional e articular a integração entre os entes federados e a sociedade civil para garantir o direito humano à alimentação adequada à população. A previsão é que 600 municípios façam parte do Sisan até 2019, conforme o Plano Plurianual (PPA).

Ao aderir ao Sisan, a gestão estadual, distrital ou municipal se compromete a instituir um conselho para discutir todas as ações, planos e metas de segurança alimentar e nutricional com a sociedade civil. Além disso, cada ente deverá instalar uma câmara intersetorial e elaborar um Plano de Segurança Alimentar e Nutricional.

“Aderir ao Sisan é importante porque significa que o município passa a ter uma gestão para coordenar ações intersetoriais e incentivar a participação social na construção da política. Os gestores pensam de forma conjunta e articulada as políticas necessárias para garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada para a população”, afirma o coordenador geral de apoio à implantação e gestão do Sisan do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Élcio Magalhães.

Deixe Aqui Seu Comentário
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close