WeCreativez WhatsApp Support
O MAIOR PORTAL DE NOTICIAS DO MARANHÃO
ᴄᴇɴᴛʀᴀʟᴅᴇɴᴏᴛɪᴄɪᴀꜱ.ʀᴀᴅɪᴏ.ʙʀ
O FIM DAS DORES - Magnésio Dimalato Magnésio Dimalato
MaranhãoPrincipais Destaques

Maranhão poderá ter mais um bem reconhecido como Patrimônio Cultural

A canção 'Pisa na Fulô', composta pelo cantor maranhense João do Vale está sendo analisada pelo Iphan.

A música “Pisa na Fulô”, composta pelo cantor e compositor maranhense João do Vale, Ernesto Pires e Silveira Júnior, pode ser reconhecida em breve, como Patrimônio Cultural do Brasil. O xote, considerado um dos hinos do forró tradicional, está sendo pesquisado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) que investiga a complexidade das Matrizes Tradicionais do Forró.

O pedido de reconhecimento foi feito ao Iphan em setembro de 2011, pela Associação Cultural Balaio do Nordeste que busca registrar as Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil. A partir disso, foi criado o Fórum Nacional Forró de Raiz que durante encontros e audiências públicas, discute o processo de pesquisa realizado para reconhecimento do ritmo como patrimônio.

O estado foi incluído em uma das etapas do processo de registro, onde estão sendo analisados o forró tradicional maranhense durante o São João, a Festa dos Sanfoneiros realizada no povoado Lucindo, no município de Porção de Pedras, onde anualmente tocadores do instrumento do estado se reúnem para celebrar o forró. Além disso, a Festa do Forró realizada no município de Pedreiras, em homenagem ao cantor João do Vale que nasceu na cidade, também está sendo pesquisada.

A pesquisa será realizada até meados de 2020 e resultará em um dossiê de registro que será analisado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que deliberará se será ou não reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil.

Reconhecendo como Patrimônio Cultural
De acordo com as diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) para que um bem seja registrado, é necessário possuir relevância para a memória nacional, continuidade histórica e fazer parte das referências culturais de grupos que formam a sociedade brasileira.

Após o reconhecimento, o bem é inscrito no Livro de Registros de Formas de Expressão. Estão presentes nesse livro, o Tambor de Crioula do Maranhão que em 2012, foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. Além dele, estão presentes o Samba do Rio de Janeiro, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano e o Frevo.

João do Vale
João Batista do Vale, mais conhecido como João do Vale, nasceu no município de Pedreiras, no interior do estado, em 11 de outubro de 1934. De origem simples e humilde, o cantor maranhense desde criança gostava de música.

Em 1964, ele fez sua estreia como cantor. Entre suas principais e mais conhecidas composições estão Carcará, escrita em parceria com José Cândido; Peba na Pimenta, composta junto com Adelino Rivera e Pisa na Fulô, feita com os compositores Ernesto Pires e Silveira Júnior.

Com informações do G1/MA

Deixe Aqui Seu Comentário
Rei dos Reis - Cortina
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios