Campeonato Maranhense de 2023 tem data de início para a primeira quinzena de janeiro

A competição terá tiro curto e pode duas vagas para o Brasileiro da serie D, se não houver a Copa FMF.

A primeira rodada do Campeonato Maranhense do próximo ano terá início no dia 11 de janeiro com 2 jogos.  O estádio Nhozinho Santos, em São Luís será o palco da partida entre Iape e Sampaio Corrêa às 19h. No mesmo horário e local ainda a ser definido pela Federação Maranhense de Futebol, o Chapadinha receberá a visita do Pinheiro. 

Pela Copa FMF deste ano, o Galo da Chapada começou a mandar seus jogos na capital maranhense, mas o jogo contra o Iape pela semifinal que rendeu a desclassificação da equipe no campeonato aconteceu no estádio Serejão em Rosário. Com isso, ainda falta essa definição. 

Já no dia 12, também, o Cordino vai enfrentar o Moto Club no estádio Leandrão em Barra do Corda e o Maranhão enfrentará o São José também em local ainda a ser definido porque o mando de campo será do peixe-pedra que continua sem estádio na cidade balneária.  

As equipes estão divididas nos seguintes grupo: Grupo A Sampaio, Iape, Pinheiro e Chapadinha. Já no grupo B estão: Moto, Maranhão, São José e Cordino. Os componentes de cada grupo se enfrentarão se as duas equipes com melhor aproveitamento passarão para a próxima fase.

A fase de grupo deve se encerrar no dia 18 de janeiro e a perspectiva é que o segundo turno já inicie nos primeiros dias de fevereiro. Em 2023, a competição terá novidades: os retornos de Maranhão e Chapadinha a divisão de elite do futebol estadual. O MAC foi campeão da série B do maranhense em cima do Galo da Chapada. 

Se não houver a Copa FMF, o estadual vai garantir as duas vagas para a disputa da série D. Os beneficiados serão campeão e vice com a ausência do Sampaio na Final. Como a equipe boliviana vai disputar novamente a série B do Brasileiro, não irá precisar de uma dessas vagas. Se o Sampaio for campeão ou vice uma dessas vagas será destinado ao 3º colocado da competição.