Comércio de São Luís tem autorização para funcionar no Dia de Finados

Lojas de rua vão funcionar das 8h às 18h; aquelas dos shoppings, das 10h às 22h.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que o comércio da Grande Ilha de Sâo Luís tem autorização para funcionar no feriado do Dia dos Finados, na próxima terça-feira (2º).

A decisão permite que estabelecimentos comerciais de ruas, avenidas, galerias e centros comerciais possam abrir as portas nesse dia, das 8h às 18h. As lojas situadas em shopping centers poderão funcionar das 10h às 22h.

As empresas que optarem pelo funcionamento deverão realizar o pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal, uma vez que o trabalho na data é considerado extraordinário, por se tratar de feriado. Deverá ser paga, também, uma gratificação no valor de R$ 40 aos empregados convocados para o trabalho. As entidades sindicais lembram, ainda, que as horas trabalhadas nesse feriado não podem ser compensadas com folgas.

Ainda conforme a decisão da Fecomércio e Sindcomerciários, os lojistas que desejarem abrir as portas no dia 2 de novembro deverão enviar, com antecedência, a lista dos empregados convocados para o trabalho ao conhecimento do Sindcomerciários, por meio do e-mail atendimento@sindcomerciarios-ma.com.br. Além disso, os comerciantes devem recolher o valor de R$ 10 para a entidade que representa os empregados do comércio.