Concluída primeira etapa de requalificação da Rua do Giz

A rua teve fachadas de edificações e pavimento revitalizados, escadarias recompostas e nova iluminação.

Eleita como uma das seis ruas mais bonitas do país, segundo o site Casa Vogue, a Rua do Giz recebeu a primeira etapa de requalificação, nessa quarta-feira (8), em comemoração ao aniversário de 409 anos de São Luís. A rua teve fachadas de edificações e pavimento revitalizados, escadarias recompostas, nova iluminação, entre outras intervenções promovidas pela gestão municipal. 

Durante a requalificação, os casarões localizados na Rua do Giz receberam, ainda, serviços de retelhamento e manutenção de guarda-corpos. A pavimentação da via também foi reestruturada e, agora, a iluminação pública conta com lâmpadas em LED – mais econômicas e eficientes, proporcionando mais segurança para a população. 

Investimento

Os serviços, executados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) por meio de recurso de Operação Urbana, contaram com investimento de mais de R$ 450 mil e apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) via Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), parcerias que garantiram que o conjunto de obras incrementasse as comemorações de aniversário da capital. 

As obras, projetadas pela Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), visam, acima de tudo, fortalecer o título concedido há 24 anos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como frisou explicou a presidente do órgão, Kátia Bogea.

“Foi o traçado urbano espanhol com o conjunto arquitetônico português, somados à diversidade cultural de São Luís que levou a cidade a receber o título de Patrimônio Mundial, e a Rua do Giz faz parte dessa riqueza declarada como excepcional. O título, concedido pela Revista Casa Vogue, só reafirmou que essa é uma das seis ruas mais bonitas do Brasil e hoje se apresenta ainda mais linda com a pujança e importância que tem para o mundo”. 

Conhecida por sua escadaria de 35 degraus, a Rua do Giz fica no famoso Centro Histórico de São Luís. Além de reunir exemplos de arquitetura colonial, abriga diversas instituições culturais e científicas importantes da capital, como o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueológica do Maranhão e o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.