Entregadores da Amazon reclamam de ter que fazer ‘dancinhas’ para o TikTok

A tendência ganhou bastante tração nas últimas semanas, quando um tópico reunindo uma série de vídeos com entregadores dançando se tornou viral.

Uma tendência tem crescido bastante entre usuários do TikTok nos Estados Unidos. Clientes da Amazon têm pedido para que os entregadores façam danças que são virais na rede social para câmeras de segurança no momento de realizar as entregas.

A tendência ganhou bastante tração nas últimas semanas, quando um tópico reunindo uma série de vídeos com entregadores dançando se tornou viral. Um deles, com um homem dançando a música “Teach Me How to Dougie”, da banda Cali Swag District, recebeu uma resposta da Amazon.

“Coloquei uma placa pedindo aos motoristas para dançarem”, escreveu o cliente no vídeo. “Esse cara era incrível! Alguém o conhece?”. O perfil oficial da Amazon respondeu ao tópico em tom leve: “Quebrando e travando enquanto deixa a caixa”, escreveu a empresa.

Entregadores não estão felizes
Essas danças, posteriormente, são postadas nas redes sociais como um vídeo “engraçadinho”, porém, uma brincadeira deve fazer todos seus participantes rirem, e os entregadores da Amazon não estão rindo. Segundo eles, isso é algo humilhante e, de certa forma, obrigatório.

Acontece que entregadores que se negam a fazer danças do TikTok para as câmeras de segurança, em geral, recebem avaliações ruins dos clientes. Isso pode fazer com que eles tenham quedas significativas em seus ganhos e, em última instância, até perder seus empregos.

“Tecnicamente, se o associado de entrega não seguir as instruções, ele pode ser prejudicado em suas métricas por não fazê-lo”, disse um proprietário de uma empresa de entrega ao Business Insider. 

É um tipo de humilhação?
Além disso, alguns entregadores da Amazon reclamam que as danças podem consumir muito do já limitado tempo deles para cumprir suas metas. Isso se acumula a outros aspectos já conhecidos das condições de trabalho dos entregadores, que é considerada muito ruim.

Porém, mesmo com esse temor, alguns motoristas alegam que ignoram os pedidos de fazerem dancinhas para o TikTok. Segundo um dos entregadores ouvidos pela Vice, esses pedidos são feitos no aplicativo, mas, se alguém pedisse pessoalmente “levaria uma surra”.