Ong Arte Mojó e Ecotrip Canoagem se unem para limpar trecho do Rio Paciência

Confira a programação.

Para dar o ponta pé inicial para O Festival Cine-Mangue - Mojó (Menos 2 toneladas), será realizado, no próximo domingo (27), às 7h, a catação do lixo nas encostas dos mangues do Rio Paciência, localizado em Mocajituba - Paço do Lumiar. A catação será feita pelos voluntários do Movimento Aberto Mangue Sem Lixo, organizado pelo Ong Arte Mojó, em parceria com a Ecotrip Canoagem e apoio da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Quinta do Azulejador, Quiloua, Jibóia Comunicação e Orla Viva. 

Serão disponibilizados caiaques para que os voluntários realizem a limpeza de uma área onde os pássaros usam como dormitório, localizado nas proximidades do Porto de Mocajituba. Após as atividades de limpeza, será exibido um vídeo educativo sobre a proteção dos mangues para que a população local entenda a importância da preservação deste bioma, tanto para o planeta, como também para os moradores que utilizam os rios e mangues como fonte de alimentação e renda.  

Esse será o ponto de partida para O Festival Cine Mangue – Menos 2 toneladas, que acontece no dia 10 de dezembro, no povoado de Mojó, em Paço do Lumiar. O evento tem como objetivo enfatizar o trabalho deque foi realizado na retirada de 2 toneladas de lixo do manguezal da Boca do Mojó, iniciado desde 2019 pelos voluntários do Movimento Aberto Mangue Sem Lixo e, também, instruir, por meio do cinema a educação ambiental como ferramenta de transformação social destes povos ribeirinhos e comunidade em geral. 

O Festival Cine-Mangue - Mojó (Menos 2 toneladas) acontece com a catação em Mocajituba, no próximo domingo, dia 27, e continua no dia 10 de dezembro, no povoado de Mojó, com a criação de uma escultura flutuante, feita por um coletivo de artistas do Maranhão, que vão utilizar, como material para a confecção da escultura, os resíduos removidos das catações.

No dia 11 de dezembro terá oficinas de desenho para crianças, na sede da Ong Art Mojó, realizada pelo professor da Ufma, Paulo César, e uma roda de conversa com pescadores e marisqueiras da região. Estarão presentes nesta roda o presidente do Sindicato Pescadores de São Luís, Clovis Amorim da Silva, o juiz de Direitos Difusos, Douglas Martins, o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMA, Leonardo Soares, que estará em companhia dos estudantes de oceanografia e comunicação do professor Adelson Maciel, da UEMA. No final da tarde um cortejo será realizado da sede da Ong até o Porto do Mojó para uma exibição pública do Cine-Mangue.

Programação
Festival Cine-Mangue - Mojó (Menos 2 toneladas)

- Dia 27/11 (domingo), das 7h às 12h 

Ação de catação no Rio Paciência e exibição do Cine-Mangue
Local: Porto de Mocajituba 

- Dia 10/12 (sábado), a partir da 9h


Confecção da escultura flutuante. 
Local: Porto de Mojó, em Paço do Lumiar

- Dia 11/12 (domingo), a partir de 9h


Oficina de Serigrafia demonstrativa
Oficina de desenho para crianças 
Instalação da Exposição coletiva de artistas visuais
Roda de conversa 
Cortejo até o Porto do Mojó para a exibição do Cine-Mangue.
Local: Povoado do Mojó (Sede da Ong)/ Porto de Mojó.