'Oscar do turismo' elege melhores países, cidades, praias e ilhas da América Latina

World Travel Awards 2021 elege os melhores países, cidades, praias e ilhas da região

Bariloche, na Argentina, Rio de Janeiro, no Brasil, Cancún, no México, Bogotá, na Colômbia. Estes são alguns dos destinos em países da América Latina que fizeram bonito no mais recente World Travel Awards, iniciativa global que premia os melhores do turismo no mundo, através de avaliações de profissionais e viajantes. Em sua 28ª edição, é um dos mais importantes do setor, conferindo uma espécie de selo de qualidade para lugares e estabelecimentos em mil e uma categorias. Confira a seguir destaques da região que receberam honrarias no prêmio deste ano.

América do Sul

Destino principal: Argentina

 

O destino de maior destaque na América do Sul foi nossa vizinha Argentina, que reabriu as fronteiras terrestres para brasileiros desde 1º de outubro, sem a necessidade de fazer quarentena. Dentro do país, o destino escolhido como o melhor foi San Carlos de Bariloche.

Com inúmeros atrativos naturais, desde montanhas, lagos e geleiras até vinícolas a perder de vista, o país oferece experiências que vão muito além de Buenos Aires. Para valorizar ainda mais esse potencial, o Ministério do Turismo argentino organizou o programa "La Ruta Natural", com 17 roteiros e 25 experiências na natureza, de norte a sul do país.

 

Rio de Janeiro dos esportes

Banhistas preferiram as areias do que o mar na Praia do Arpoador Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Banhistas preferiram as areias do que o mar na Praia do Arpoador Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Pelo segundo ano seguido, o Rio de Janeiro foi coroado como o melhor destino no turismo de esportes. Privilegiada com praias, montanhas, florestas e trilhas de visuais cinematográficos, a cidade é um convite a quem gosta de natureza e práticas esportivas. Surfe, maratonas, voo livre na Pedra Bonita, velejo na Baía de Guanabara, a trilha Transcarioca (a maior urbana do país, com cerca de 180km) e a famosa altinha na praia são algumas das opções. Tudo isso sem esquecer do mundialmente famoso estádio do Maracanã. Na história da premiação, desde 1996,. o Rio de Janeiro já venceu a categoria "Melhor Destino da América do Sul" por 16 vezes.

Peru, destino culinário e cultural

Lhama posa no sítio arqueológico de Machu Picchu, próximo a Cusco, maior cartão-postal do Peru Foto: Gihan Tubbeh / Divulgação / Promperú
Lhama posa no sítio arqueológico de Machu Picchu, próximo a Cusco, maior cartão-postal do Peru Foto: Gihan Tubbeh / Divulgação / Promperú

O Peru conquistou a liderança nas categorias destino culinário e destino cultural, enquanto a antiga Machu Picchu foi celebrada como principal atração turística da América do Sul. Esta é a oitava vez que o país é reconhecido pelo World Travel Awards como uma joia da gastronomia.

E o ceviche é apenas a porta de entrada para esse mundo de novos sabores. Outros dois pratos que podem ser considerados carros-chefe da cozinha peruana são a causa limeña (espécie de sanduíche de massa de batata recheado com abacate, frango desfiado, maionese e molho de alho) e o popular lomo saltado (carne de boi em tiras salteada no shoyu com cebola, tomate, alho e pimenta, servido com arroz e fritas).

Ceviche clássico: receita do peruano Marco Espinoza Foto: Fabrício Faro / Divulgação
Ceviche clássico: receita do peruano Marco Espinoza Foto: Fabrício Faro / Divulgação

Além da gastronomia, a capital Lima é uma metrópole contemporânea e que, ao mesmo tempo, abriga um forte legado cultural e histórico deixado pelas civilizações que a habitaram muito antes da chegada dos espanhóis. Não faltam sítios arqueológicos e atrações a céu aberto para conhecer e se encantar. Para além de Cusco e Machu Picchu, o Peru é um país de múltiplos destinos. Entre as experiências inesquecíveis, que tal um oásis de romance no meio do deserto?

Praia, lua de mel e LGBT na Colômbia


La Piscinita Natural, no Arquipélago de San Andrés,na Colômbia
Foto: ProColombia / Divulgação
La Piscinita Natural, no Arquipélago de San Andrés,na Colômbia Foto: ProColombia / Divulgação

Vencedora em diversas categorias do World Travel Awards, a Colômbia é um prato cheio para os turistas. Bogotá foi apontada como o melhor destino de cidade na América do Sul, enquanto Santiago de Cali, a sudoeste da capital, foi destaque como cidade cultural.

Quando o assunto é praia, a ilha de San Andrés, no colorido mar caribenho, conquistou o primeiro lugar pela quarta vez, desbancando destinos como Fernando de Noronha e Ilhas Galápagos. Já a vibrante Cartagena ganhou como melhor destino para lua de mel. No setor de hospitalidade, o Sofitel Legend Santa Clara Cartagena levou o prêmio de melhor hotel sulamericano. Para completar, o país recebeu ainda o título de principal destino LGBT, além de ser apontado como destaque para viagens de jovens e cruzeiros.

 
Centro histórico de Cartagena das Índias, na Colômbia Foto: Charly Boillot / Divulgação
Centro histórico de Cartagena das Índias, na Colômbia Foto: Charly Boillot / Divulgação

Uruguai, o emergente do turismo

A capital Montevidéu foi reconhecida com a vitória como destino de turismo emergente da América do Sul. Nosso vizinho ao Sul reabriu as fronteiras para brasileiros em novembro e é uma boa pedida para quem busca tranquilidade e belas praias. A encantadora e histórica Colonia del Sacramento e a popular Punta del Este estão entre os lugares indispensáveis para quem visita o país.

Com um território pequeno, é possível alugar um carro e cair na estrada para descobrir desde comunidades hippies até restaurantes chiques especializados em peixes ao lado das dunas de areia. Entre vinícolas, fontes de águas termais, balneários, spas e até passeios de observação de baleias, os roteiros no Uruguai agradam desde jovens casais a viajantes com crianças, sem esquecer dos fãs de futebol — Montevidéu tem estádios históricos e museu dedicado a sua seleção.

Eleita como o principal destino na parte continental da América Central, a Costa Rica é um paraíso para os amantes de ecoturismo e de aventura. Banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico, o pequeno território reúne 5% da biodiversidade do planeta. Com mais de 60 vulcões (sendo sete ativos), praias paradisíacas e santuários ecológicos, o país garante paisagens inesquecíveis e roteiros para quem quer se aventurar.

 

México, o melhor das praias

Conhecido por seus resorts de luxo, o país da América do Norte venceu em diversas categorias na premiação dedicada a México e América Central. A badalada Cancún ganhou como melhor destino de praia, pela sexta vez, além de ser classificada como a principal cidade turística do país. Para hospedagem, o Grand Fiesta Americana Coral Beach Cancun foi eleito o melhor hotel. Já Mazatlán foi reconhecida como cidade destaque na região e Cozumel levou o título principal na categoria destino de ilha.

Além das praias paradisíacas e resorts de luxo, estão entre as atrações mexicanas sítios arqueológicosobservação de baleias e o Golfo da Califórnia, Patrimônios Mundiais da Unesco conhecido como "aquário do mundo".

Jamaica: campeã do Caribe

Cachoeiras do Rio Dunn Foto: Divulgação
Cachoeiras do Rio Dunn Foto: Divulgação

Dentre as ilhas do Caribe, a campeã absoluta é a Jamaica, que além de ser coroada como principal destino, venceu ainda nas categorias aventura e natureza. Já as cachoeiras do Rio Dunn, que também ficam na ilha, foram reconhecidas como a melhor atração turística de aventura.

Não tão explorada pelos brasileiros, a terra de Bob Marley guarda mar azul por todos os lados, montanhas verdes de vegetação preservada e paisagens inesquecíveis em todos os roteiros. Visitas a plantações de café, cavalgadas ao entardecer à beira da praia e passeios de barco com fundo de vidro, que permitem observar corais no fundo do mar, são alguns dos programas que provam que a Jamaica não é vive só de reggae.

Jamaica. Foto: Cristina Fibe
Jamaica. Foto: Cristina Fibe

De resorts all inclusive a pousadas ao estilo dos rastafáris, os visitantes encontram todo tipo de hospedagem. Os destinos mais cobiçados são as praias de Montego Bay, Negril e Ocho Rios, no norte da ilha.

Cuba do turismo cultural 

Charmosos prédios do período colonial, carros da década de 1950 circulando pelas ruas e museus que preservam e contam a rica história do país são apenas algumas das atrações que fizeram Cuba ser escolhida como o principal destino cultural do Caribe.

As cores vibrantes e os ritmos calientes da capital Havana convidam o turista a passear a pé pelas ruelas do centro histórico e se encantar com catedrais, praças, feirinhas, bares, restaurantes e espaços culturais, sem deixar de experimentar, claro, o famoso rum cubano. Promovido pela Unesco a Patrimônio da Humanidade, o bairro é fotogênico e cheio de história.

Mas fique atento: desde janeiro deste ano, as moedas do país foram unificadas e todas as transações na ilha caribenha serão feitas com peso cubano (CUP).

Com informações de O Globo