PSOL oficializa Enilton Rodrigues como candidato ao governo do Maranhão

A vice na chapa será Pedra Celestina.

O diretório estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou, nesta sexta-feira (5), Enilton Rodrigues como candidato a governador do Maranhão nas eleições 2022.

A vice na chapa será Pedra Celestina. O anúncio aconteceu durante convenção partidária realizada na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (FETAEMA), em São Luís.

O evento também homologou a candidatura oficial de deputados estaduais e federais pelo partido. Para o senado, o partido lançou a candidatura de Antonia Cariongo.

Quem é Enilton Rodrigues
Enilton Rodrigues tem 42 anos, é pai de cinco filhas e estudou na Universidade de Brasília (UnB), onde se formou Engenheiro Florestal. Também foi diretor do Centro Acadêmico do curso, coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e conselheiro dos órgãos colegiados superiores da UnB: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), Conselho de Administração (CAD) e Conselho Universitário (CONSUNI).

Enilton também é pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG). É militante do PSOL desde a fundação do partido, há 16 anos, e foi da executiva do PSOL-DF.

Na carreira política, já tentou ser vereador no município de Arame e deputado estadual. Atualmente, é presidente do PSOL no Maranhão.

Quem é Pedra Celestina
Moradora da Vila do Povo, em Paço do Lumiar, Pedra Celestina é casada com Valdeci Viegas Alves, mãe de Raphael Mainã e Raffiza Naume.

Também é presidente do clube de Mães Getsemani, militantes da Igreja Católica e membra da mística Bem Viver.

Como profissional, Pedra é professora e pedagoga, Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Gestão Escolar.

Quem é Antonia Cariongo
Antonia Cariongo é mãe e avó, ecossocialista, feminista, lavradora, nascida e criada no Quilombo Cariongo, no município de Santa Rita, no Maranhão. Atua em movimentos sociais e é militante do movimento negro quilombola.

Atuou por mais de 10 anos na educação pública municipal, tanto na zona urbana como na zona rural. Dentro do PSOL, já foi presidente municipal do partido em Santa Rita, e atualmente é membro da Executiva Estadual e do diretório nacional.

Apoio
A candidatura de Enilton Rodrigues terá apoio do partido Rede.