Sorteio define grupos da Liga dos Campeões nesta quinta; veja os potes

Primeira fase promete confrontos de gigantes, com Real Madrid, Barcelona, Juventus, Manchester United, PSG, Liverpool, Sevilla e Borussia Dortmund formando o Pote 2.

A Uefa sorteia os grupos da Liga dos Campeões 2021/22 a partir das 13h de hoje (26), em Istambul, na Turquia. Há grandes chances de algum "grupo da morte" por causa da definição dos potes.

Lille, Sporting e Villarreal, por exemplo, aparecem no pote 1 sem, no entanto, estarem entre os favoritos ao título. Já o pote 2 reúne o PSG de Messi e Neymar e a Juventus de CR7, além de Barcelona, Liverpool, Manchester United e Real Madrid. Os times do mesmo pote não se enfrentam na fase de grupos, de forma que está descartado (ao menos por enquanto) o possível reencontro entre Messi e Barça.

As partidas da fase de grupos da Champions serão realizadas em um período de dois meses e meio, começando nos dias 14 e 15 de setembro e indo até 7 e 8 de dezembro. Como de praxe, os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final, e o mata-mata a partir daí vai definir o campeão europeu.

As chances de um "grupo da morte" 

O Milan no pote 4 é o grande "perigo" para quem quer fugir do grupo da morte na Liga dos Campeões. Trata-se do atual vice-campeão italiano, agora sem o goleiro Donnarumma, mas reforçado por Giroud e outras boas peças.

Três dos times que passaram ao mata-mata da Champions passada estão no pote 3: a sensação Atalanta, o perigoso RB Leipzig e o Porto, que na última edição só caiu nas quartas para o Chelsea —que seria o campeão. Se o sorteio combinar qualquer um desses com alguma potência do pote 1, é garantia de grupo da morte.

Como a Uefa define os potes

Definidos os classificados, diretos ou via fase preliminar, os potes foram organizados a partir de dois critérios: os principais campeões da temporada passada estão no pote 1, enquanto os demais classificados ficam nos potes 2, 3 e 4 com base no ranking de clubes da Uefa. Isso explica o pote 2 ser tão forte.

A regra mais importante do sorteio é que não pode haver, na fase de grupos, um confronto entre times do mesmo país. Os espanhóis Barcelona, Real Madrid e Sevilla (todos do pote 2), por exemplo, não podem cair nos grupos de Atlético de Madri e Villarreal (do pote 1).

Os potes do sorteio:

Pote 1 
Atlético de Madri 
Bayern de Munique 
Chelsea Inter de Milão 
Lille Manchester City 
Sporting 
Villarreal

Pote 2 
Barcelona 
Borussia Dortmund 
Juventus 
Liverpool 
Manchester United 
PSG 
Real Madrid 
Sevilla

Pote 3 
Ajax 
Atalanta 
Benfica 
Porto 
RB Leipzig 
RB Salzburg 
Shakhtar Donetsk 
Zenit

Pote 4 
Besiktas (TUR) 
Club Brugge (BEL) 
Dínamo de Kiev (UCR) 
Malmö (SUE) 
Milan (ITA) 
Sheriff Tiraspol (MOL) 
Wolfsburg (ALE) 
Young Boys (SUI)