The Crown ganha trailer da temporada 5; veja data de lançamento e elenco

A série da Netflix, que conta a dinâmica da família real britânica, será lançada no próximo mês e teve elenco renovado.

A temporada 5 de The Crown ganhou seu primeiro trailer nesta quinta-feira (20), divulgado pela Netflix. Com lançamento marcado para o dia 9 de novembro, o enredo se passa nos anos 1990, período turbulento para a família real, em que a realeza lutou a todo custo para manter suas tradições e sua relevância no mundo. A série, vencedora de 21 Emmys, teve seu elenco renovado com Imelda Statuton – a Dolores Umbridge de Harry Potter – como Rainha Elizabeth II, Dominc West como Príncipe Charles, Elizabeth Debicki como Princesa Diana e Jonathan Pryce como Príncipe Philip.

A morte da Rainha Elizabeth II em setembro deste ano interrompeu a produção do seriado e causou o aumento de 800% na audiência das temporadas no ar naquele momento. Após dois meses do ocorrido, a nova temporada de The Crown chegará para os amantes da família real com momentos aguardados pelo público. 

Assista o trailer da temporada 5 de The Crown:

Enredo
Os eventos da quarta temporada de The Crown se concentraram nos anos 1980. Já para a season 5, os novos episódios serão focados nos anos 1990, período desafiador para a família real. Dentre alguns dos eventos catastróficos dessa década, destacam-se o divórcio de Diana e Charles e o incêndio no Castelo de Windsor, que destruiu 115 quartos. Além disso, outras histórias que podem ser abordadas são a separação do Príncipe Andrew e da princesa Anne e o momento em que a Rainha processou o The Sun. Vale ressaltar que durante os anos 1990, o mundo estava resistente a manter padrões de etiqueta, dificultando a tradição e a relevância da família real perante as demais nações.

Elenco
Dando sequência à tradição da troca de personagens a cada duas temporadas, a história traz novos nomes importantes para interpretar a monarquia britânica, como Imelda Statunton, atriz que já esteve presente em Downtown Abbey e Harry Potter. A atriz entra no lugar de Olivia Colman, que interpretrou a monarca nas temporadas 3 e 4, como a Rainha Elizabeth II. Dominic West, que também fez parte do elenco de Downtown Abbey, assume o papel previamente assumido pelo ator Josh O’Connor, como Príncipe Charles. Elizabeth Debicki, que participou de títulos como O Grande Gatsby, interpreta Princesa Diana, no lugar de Emma Corrin. Além disso, Jonathan Pryce, que marcou presença em Game of Thrones, interpreta Príncipe Philip.

A quinta temporada de The Crown gera repercussão também no Palácio de Buckingham, de acordo com fontes do The Telegraph UK. A realeza já demonstra preocupações sobre como o divórcio de Diana e Charles será representado e, em outros momentos, já teve até ações mais “ríspidas” quando sentiu que algum drama interno foi exposto no seriado. Por isso, a realeza busca enfatizar a série como um entretenimento, e não como um documentário fiel aos fatos.

E, de fato, a série possui uma reverberação positiva entre sua audiência e se tornou uma paixão para os interessados pela história da família real britânica. Entre sites de crítica, The Crown possui uma ótima avaliação: 84 (do total de 100) pelo Metacritic, e 8.7 (do total de 10) pelo IMDB.