WeCreativez WhatsApp Support
O MAIOR PORTAL DE NOTICIAS DO MARANHÃO
ᴄᴇɴᴛʀᴀʟᴅᴇɴᴏᴛɪᴄɪᴀꜱ.ʀᴀᴅɪᴏ.ʙʀ
DestaquesMundo

McDonald’s de Portugal retira anúncio que fazia referência a massacre na Irlanda do Norte

Campanha de Halloween trazia o slogan 'Sundae Bloody Sundae' e foi criticada.

O McDonald´s de Portugal decidiu retirar nesta quinta-feira (31) os cartazes de uma campanha de Halloween que trazia o slogan “Sundae Bloody Sundae”.

A peça publicitária gerou críticas de consumidores e internautas, que associaram o slogan à música “Sunday Bloody Sunday”, da banda U2, que faz referência ao massacre ocorrido da Irlanda do Norte e que ficou conhecido como “Domingo Sangrento”.

No episódio, ocorrido em 30 de janeiro de 1972 na cidade de Londonderry (também conhecida como Derry), militares britânicos abriram fogo contra as vítimas, que participavam de uma manifestação pelos direitos civis, deixando 14 mortos.

Segundo a imprensa portuguesa, o McDonald´s de Portugal informou que o material já foi retirado de seus restaurantes e disse que “nunca teve o intuito de estabelecer qualquer ligação a eventos históricos ou, de alguma forma, insultar alguém”.

“Pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa ou incômodo que isso tenha causado”, afirmou à BBC uma porta-voz da rede em Portugal, segundo a BBC.

Não é a primeira vez que uma empresa é levada a pedir desculpas por promoções relacionadas ao mesmo trocadilho. Segundo a BBC, em 2013, um bar em Londres incluiu no menu o coquetel Sundae Bloody Sundae, que era servido ao lado de um soldadinho de plástico e causou indignação entre consumidores irlandeses. O bar acabou se retratando.

Uma das vozes mais críticas ao bar na época foi a música e ativista irlandesa Kate Nash, cujo irmão, William, estava entre os mortos do Domingo Sangrento. Desta vez, porém, Nash disse que não se sentiu ofendida pelo anúncio do McDonald’s.

“É muito improvável que as pessoas daquele país tenham tido a intenção de ofender com relação aos eventos ocorridos aqui na Irlanda”, afirmou Nash à BBC. “Talvez tenha sido apenas inocência eles terem escolhido esse slogan, sem fazer nenhuma conexão com o Domingo Sangrento.”

Saiba mais sobre o Domingo Sangrento
Em 1983, a banda irlandesa U2 abordou o massacre na música “Sunday Bloody Sunday”, um dos seus maiores sucessos.

Só em 2010 o governo britânico pediu desculpas pelos atos dos soldados britânicos, após uma investigação revelar que eles dispararam sem justificativa contra pessoas desarmadas e depois mentiram sobre isso durante décadas.

O conflito na Irlanda do Norte deixou mais de 3.500 mortos em três décadas. O acordo de paz de 1998 (Acordo da Sexta-Feira Santa) pôs fim definitivo ao conflito, prevendo, entre outros aspectos, a libertação de cerca de 500 paramilitares republicanos e unionistas e a abertura do inquérito, concluído em 2010.

Deixe Aqui Seu Comentário
Rei dos Reis - Cortina
Etiquetas
Ler Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios