MaranhãoPrincipais Destaques

Mutirão de vacinação acontece neste sábado em São Luís

Scão Luís realiza neste sábado (4) o dia D de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite em 63 postos de saúde na capital maranhense. A meta é vacinar na capital maranhense 61.700 crianças de um ano até menores de cinco anos, mas até agora somente 13% deste público foi vacinado.

A ação acontece para imunizar as crianças nas idades determinadas pela campanha e, também, pessoas com idades até 49 anos, que poderão se vacinar contra o sarampo.

Com o Dia D Municipal de Vacinação a população da capital irá contar com dois dias de intensificação das ações de vacinação, já que o Ministério da Saúde determinou a Campanha Nacional para o próximo dia 18 de agosto.

Segundo o Ministério da Saúde, aqui no Maranhão o público alvo campanha é de aproximadamente 499 mil pessoas.

Prevenção – O registro de casos de sarampo representa uma grande preocupação no país inteiro. De acordo com o Governo Federal, este ano, já foram registrados casos da doença no Amazonas, Rondônia, Roraima, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Maranhão não registrou casos.”A população deve atentar que esta é uma preocupação real, mas que os óbitos podem ser evitados com a vacina. O Dia D Municipal é uma oportunidade para quem não consegue ir aos postos durante a semana”, observou Lula Fylho.

O sarampo, doença altamente contagiosa, pode ser transmitido pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

Já a poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, ou ao falar, tossir ou espirrar.

Deixe Aqui Seu Comentário
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close