WeCreativez WhatsApp Support
O MAIOR PORTAL DE NOTICIAS DO MARANHÃO
ᴄᴇɴᴛʀᴀʟᴅᴇɴᴏᴛɪᴄɪᴀꜱ.ʀᴀᴅɪᴏ.ʙʀ
Principais DestaquesStellar Banner

Navio Stellar Banner continua encalhado na costa do Maranhão

Operação de retirada do óleo do navio continua sendo realizada pela Marinha e empresas terceirizadas

O navio sul-coreano Stellar Banner continua encalhado a cerca de 100 km da costa do Maranhão. A operação de retirada de óleo da embarcação, que integra o plano de desencalhe, continua sendo realizada por equipes da Marinha e empresas contratadas pela dona do navio, a Polaris Shipping e a Vale, dona da carga.

Barco 'Defender' tem bandeira dos Países Baixos e veio da África Central. — Foto: RIA MAAT/Marine Traffic

Barco ‘Defender’ tem bandeira dos Países Baixos e veio da África Central. (Foto: RIA MAAT/Marine Traffic)

Em último boletim divulgado na quarta-feira (25), a Marinha informou que a segunda etapa de retirada do óleo continua sendo realizada normalmente. Além disso, não foram encontrados vestígios de óleo na área que continua sendo monitorada por aeronaves, drones e embarcações próximas ao navio.

De acordo com a Marinha, o plano de salvatagem que consiste na remoção de mais de 300 mil toneladas de minério de ferro que o Stellar Banner transportava e a colocação da embarcação em condições de navegação foi entregue na terça-feira (24) pelas empresas Ardent Global e Smit Salvage, e serão analisados pelo Ibama, Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Maranhão (SEMA) e a Marinha.

ACIDENTE

O navio Stellar Banner sofreu duas fissuras no casco no dia 25 de fevereiro, logo após ter saído do Terminal Portuário da Ponta da Madeira em São Luís, com destino a um comprador em Quingdo, na China. A embarcação possui capacidade para 300 mil toneladas de minério de ferro e tem 340 metros de comprimento, o equivalente a dois campos de futebol.

Navio Stellar Banner sofre fissura no casco no meio do Oceano Atlântico — Foto: Divulgação

Navio Stellar Banner sofre fissura no casco no meio do Oceano Atlântico. (Foto: Divulgação)

Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão, logo após identificar as fissuras no casco, o navio começou a afundar no Oceano Atlântico, a cerca de 100 km da costa do litoral do Maranhão. Por conta da situação de emergência, o comandante do navio emitiu um alerta e levou o Stellar Banner para um banco de areia.

O navio tinha 20 tripulantes, sendo 12 coreanos e oito filipinos. Após o resgate, seis estão ajudando na operação de salvatagem e seguindo as instruções da Capitania dos Portos. A Polaris informou que os outros 14 tripulantes da embarcação já estão em terra firme e devem ser repatriados.

Deixe Aqui Seu Comentário
Rei dos Reis - Cortina
Etiquetas
Ler Mais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios