Notícias

Novembro Azul: Secretaria de Saúde de Pio XII realiza ações de prevenção ao câncer de próstata

Ações contou com participação de agentes comunitários de saúde


Reportagem especial

Faça o Download!

As ações de prevenção do câncer de próstata, tem como publico alvo homens a partir dos 40 anos. E na quarta feira (14), a equipe de saúde da família do povoado Bacuridos Quaresma. Sobre responsabilidade da enfermeira Patricia Pereira, realizou juntamente com profissionais do núcleo de apoio saúde da família(nasf, palestra com os homens do povoado fazenda nova na zona rural de Pio XII, os participantes além de ouvirem atentamente os profissionais, também assistiram vídeos educativos sobre a importância de realizar os exames que detecta se a próstata esta alterada.

Durante todo esse mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo ações de prevenção ao Câncer de Próstata.

No Brasil, estimam-se 68.220 novos casos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens. Na oportunidade foi realizado a coleta de sangue de todos os homens participantes para o exame preliminar da próstata. além de realizarem o teste rápido, para hiv, sífilis e hepatites b e c.

O que é Câncer de próstata?

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Sintomas de Câncer de próstata

Na fase inicial, a maioria dos pacientes não apresenta sintomas relevantes, mas podem apresentar sintomas relacionados a outra doença comum que acompanha o envelhecimento do homem, a hiperplasia benigna da próstata, com sintomas miccionais leves a moderados de dificuldade miccional. Nenhuma anormalidade pode ser observada ao toque ou pode-se sentir um nódulo endurecido na próstata.

Na doença avançada, podem ocorrer sintomas mais intensos obstrutivos miccionais causado pelo crescimento local do tumor com compressão da uretra prostática. Em alguns casos os sintomas são decorrentes da doença que está se espalhando pelo organismo, principalmente para os ossos ou pelo seu crescimento loco-regional, causando obstrução dos rins pela invasão dos ureteres.

Prevenção

Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 40 anos. Entretanto, vale lembrar que somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames. Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas diminua a mortalidade por câncer de próstata.

 

Deixe Aqui Seu Comentário
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close