Saúde e Beleza

Ômega 3 pode ser inútil para o coração, segundo nova pesquisa

Pesquisadores analisaram 79 estudos envolvendo mais de 100.000 pessoas

Um estudo encomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, mostrou que não existem evidências de que as populares cápsulas de ômega-3 sejam capazes de prevenir problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral.

Para chegar a esta conclusão, pesquisadores da Cochrane, uma organização sem fins lucrativos que checa os fatos de pesquisas médicas, analisaram 79 estudos envolvendo mais de 100.000 pessoas e encontraram poucas provas de que os óleos de peixe são benéficos para a saúde do coração.

O que é o ômega 3?

Ômega 3 é um tipo de gordura encontrada nos alimentos que ingerimos, pequenas quantidades que podem ser essenciais para uma boa saúde. Existem três tipos: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA). Os dois últimos são naturalmente encontrados em peixes gordurosos, como o salmão, e em óleos de peixe, incluindo o óleo de fígado de bacalhau.

Especialistas em saúde em todo o mundo promovem o consumo de ômega 3 a partir de uma crença comum de que protegerão contra doenças cardíacas. Alguns fabricantes de alimentos até rotulam seus produtos como ricos em ômega 3. Acredita-se que pode reduzir a pressão arterial e o colesterol. Há também suplementos de ômega 3, muitas vezes em forma de comprimido, que podem ser comprados no balcão, e são amplamente comprados e usados, como observa o Science Daily .

A dica dos pesquisadores diante do novo fato é a de que para proteger o coração outros hábitos podem ser adotados, como não fumar, ter uma alimentação saudável e uma rotina regular de atividade físicas.

Até que surja um novo estudo que refute esta revisão, é provavelmente melhor parar de consumir suplementos de óleo de peixe por enquanto, especialmente aqueles que acham que terá algum benefício significativo na saúde do coração.

Deixe Aqui Seu Comentário
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close