EconomiaPrincipais Destaques

Pesquisa aponta crescimento na intenção de compra para o Dia das Crianças em São Luís

A pesquisa revelou que 69,2% dos consumidores pretendem comprar presentes nas lojas do Centro Comercial e Rua Grande.

Levantamento de intenção de consumo para o Dia das Crianças realizado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) demonstra que 62,7% dos ludovicenses pretendem comprar algum produto para presentear em função da data, o que representa aumento de 12,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Fecomércio, a aceleração de consumo este ano se dá em função da gradual recuperação do mercado de trabalho, que tem contribuído para o restabelecimento da renda das famílias e para o aumento do nível de intenção de consumo.

“Acreditamos que a recuperação gradativa do mercado de trabalho cria uma base sólida para o desenvolvimento comercial no segundo semestre e, principalmente, a partir do próximo ano. No entanto, considerando as projeções do mercado econômico e o cenário de incertezas promovidas pelo quadro eleitoral, a economia deverá continuar reagindo de maneira lenta em busca de uma posição confortável para retomar o efetivo crescimento a partir de 2019, possivelmente”, explicou o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva.

Locais de compra
A pesquisa revelou que 69,2% dos consumidores pretendem comprar presentes nas lojas do Centro Comercial e Rua Grande. Em seguida, estão as lojas de bairro (35,1%) e os shopping centers (23,8%), que sofreram redução de 24% na intenção de consumo em relação ao mesmo período do ano passado.

O levantamento demonstrou ainda que a intenção de consumo se apresenta mais favorável entre o público feminino (68,3%), consumidores com idade de 21 a 35 anos (67,9%), com ensino médio (59,1%) e renda familiar mensal de três a seis salários mínimos (71,1%).

Presentes
Em relação aos produtos preferidos, a lista dos presentes é liderada por brinquedos, que alcançaram 84,1% de intenção de consumo, revelando um aumento de 43% em relação a 2017. Em segundo lugar ficou os artigos de vestuário (27%), seguido de videogame (5,7%), jogos eletrônicos (3,2%) e bicicleta (2,7%).

Pagamentos
68% dos consumidores afirmaram que deverão realizar as compras para o Dia das Crianças utilizando a modalidade à vista, sendo que 40,6% pretendem utilizar dinheiro em espécie e 27,4% tem a intenção de usar cartão de débito. Em segundo lugar aparece o uso do cartão de crédito com 55,8% de preferência, o que representa um aumento de 145% em comparação com 2017.

Com informações do G1/MA

Deixe Aqui Seu Comentário
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close