WeCreativez WhatsApp Support
O MAIOR PORTAL DE NOTICIAS DO MARANHÃO
ᴄᴇɴᴛʀᴀʟᴅᴇɴᴏᴛɪᴄɪᴀꜱ.ʀᴀᴅɪᴏ.ʙʀ
CoronavírusMaranhãoPrincipais Destaques

Pessoas em situação de rua recebem kits de higiene para prevenção ao coronavírus

Foram entregues cerca de 200 kits contendo máscara de proteção individual, álcool em gel e sabão líquido, além de material informativo sobre como evitar a infecção pela doença.

Com o objetivo de prestar assistência e orientações sobre o novo coronavírus (Covid-19), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) realizou, nessa quarta-feira (25), a distribuição de kits de higiene a pessoas que se encontram em situação de rua na região central de São Luís.

Na oportunidade, foram entregues cerca de 200 kits contendo máscara de proteção individual, álcool em gel e sabão líquido, além de material informativo sobre como evitar a infecção pela doença. Também participaram da mobilização a Delegacia de Costumes e a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís (Semcas).

A iniciativa é um desmembramento da Ação Resgate, mobilização em saúde realizada regularmente pelo CAPS AD Estadual em benefício da comunidade, especialmente às pessoas que se encontram em situação de rua, vulnerabilidade social ou que sejam dependentes de álcool e outras drogas.

O coordenador do serviço de reabilitação e saúde mental da SES, Marcelo Costa, destacou o objetivo da iniciativa. “Como forma de evitar aglomerações em razão das medidas de prevenção e controle ao Covid-19, apenas uma pequena equipe formada por farmacêuticos e enfermeiros esteve presente. A ação teve princípio profilático, ou seja, promover a orientação, distribuindo material educativo sobre a maneira correta de lavar as mãos e demais medidas de saúde”, explicou Marcelo.

Além das dicas sanitárias, a iniciativa conseguiu retirar três pessoas que estavam em situação de rua, encaminhando-as para o CAPS AD Estadual para avaliação com a clínica médica e psiquiatra.

Manutenção de serviços

Sobre a manutenção dos serviços de saúde mental, o coordenador do CAPS AD Estadual afirmou ser fundamental. “Estamos evitando aglomerações e respeitando as orientações de contingenciamento. Por isso, fizemos a redivisão do atendimento sem deixar de dar assistência alimentar, medicamentosa, psicológica e social. Neste momento de crise, onde há um nível grave de tensão e estresse, existe também a grande probabilidade de recaídas, sem falar em outros transtornos mentais”, destacou Marcelo Costa.

O funcionamento do CAPS AD Estadual permanecerá o mesmo, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Entretanto, o fluxo foi atualizado como forma de evitar aglomerações. Agora, o acesso ao serviço da unidade de saúde mental da SES acontece de 7 em 7 dias, 15 em 15 dias e uma vez por mês.

Deixe Aqui Seu Comentário
Rei dos Reis - Cortina
Etiquetas
Ler Mais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios