WeCreativez WhatsApp Support
O MAIOR PORTAL DE NOTICIAS DO MARANHÃO
ᴄᴇɴᴛʀᴀʟᴅᴇɴᴏᴛɪᴄɪᴀꜱ.ʀᴀᴅɪᴏ.ʙʀ
O FIM DAS DORES - Magnésio Dimalato Magnésio Dimalato
EconomiaPrincipais Destaques

Porto de Itaqui movimentou R$10 bilhões em cargas nos 4 meses de 2019

Somente em derivados de petróleo, gás liquefeito de petróleo e soda cáustica, foram R$b 5 bilhões. Em seguida vem a soja, que chegou aos R$3,3 bilhões

Rosamelia de Abreu

Nos quatro primeiros meses deste ano, o Porto de Itaqui, no Maranhão, já movimentou mais de 10 bilhões de reais de cargas.

Somente em derivados de petróleo, gás liquefeito de petróleo e soda cáustica, foram 5 bilhões de reais.

Em seguida vem a soja, que chegou aos 3 bilhões e 300 milhões de reais.

As cargas de celulose atingiram a marca de 1 bilhão e cem milhões de reais e a importação de fertilizante foi responsável pela movimentação de 478 milhões de reais.

Os dados são da ComexStat, plataforma do Governo Federal que disponibiliza gratuitamente estatísticas de comércio exterior do Brasil.

Porto do Itaqui é um porto brasileiro localizado na cidade de São Luis, no estado do Maranhão. O porto é nacionalmente conhecido por ter uma das maiores amplitudes de maré do Brasil (atrás apenas da Ilha de Maracá, podendo ultrapassar sete metros.

Os projetos para a construção de um porto na área onde hoje se encontra o porto do Itaqui datam de 1918, no entanto, as obras nunca foram iniciadas e, somente após novos estudos realizados pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis em 1960, a construção das primeiras acostagens.

O Itaqui é o 11º no ranking geral e o sexto entre os portos públicos em movimentação de cargas

A profundidade de seu canal de acesso é de 23 metros.

A área onde atualmente está localizado o Porto do Itaqui já era conhecida como ponto de fundeio de embarcações antes do século XIX.[5]

A primeira tentativa de construir um grande porto na área do Itaqui foi em 1918, quando o Governo do Maranhão deu concessão de obras à companhia inglesa C.H. Walker & Co. Limited, porém a companhia não obteve êxito e a concessão foi extinta.

Início das obras e inauguração

Uma das áreas do Porto do Itaqui em 1908.

Em 1939, o Departamento Nacional dos Portos e Vias Navegáveis realizou um estudo na área e a apontou como um potencial para a construção de um grande porto. Com base nessas conclusões, em 1966, as obras do porto foram definitivamente iniciadas pela empresa brasileira Serveng-Civilsan, com um cais de extensão inicial de 367 metros, concluído em 1972, com a construção de mais dois trechos de 270 metros e outro de 80 metros.

Em 28 de dezembro de 1973, foi então criada Companhia Docas do Maranhão – Codomar, para administrar as novas instalações, isto é, um cais com 637m de extensão, entregue ao tráfego em 4 de julho de 1974 (Data de início das operações no Porto do Itaqui).

Em 1976, foram construídos os berços 101 e 103, em 1994 os berços 104 e 105 e, em 1999, o berço 107 e o berço 106 que permitiu a operação com navios de até 200 000 toneladas de dwt.

Finalmente, através do Convênio de Delegação entre a União e o Estado do Maranhão, com a interveniência da Companhia Docas do Maranhão – Codomar, de 30 de novembro de 2000, foi criada a Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP.

Deixe Aqui Seu Comentário
Rei dos Reis - Cortina
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios