MaranhãoPrincipais Destaques

Praias do litoral maranhense passam por mudanças de cor

Você já se perguntou o porquê de o mar de São Luís ser ora verde, ora marrom? A mudança visual é novidade nas águas do litoral maranhense. Normalmente elas são turvas, mas de uma hora para outra ficaram verdes, o que pegou muita gente de surpresa.

O verde do mar conseguiu chamar a atenção até mesmo de quem tem sete quilômetros de orla para manter limpo, mas esse fenômeno que tanto deixa as pessoas curiosas nada mais é do que o período de estiagem que estamos passando.

Segundo o professor do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônio Carlos Leal, as nossas águas não possuem cor azul e nem verde e sim amarronzada, isso acontece porque os rios Itapecuru e Mearim deságuam em nosso mar e com eles vêm alguns sedimentos como areia, lama e vários minerais.

“A coloração marrom que tem aspecto de suja, traz maior produtividade para o oceano por ser rico em nutrientes. Não é a toa que o Maranhão é com maior produtor de pescado do Nordeste” disse o especialista.

Quem gostou do novo visual das praias de São Luís não tem muito tempo para aproveitar, já que o período de estiagem vai até o mês de dezembro e a água do mar volta ao normal.

Informações do site Guará

Deixe Aqui Seu Comentário
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close