WeCreativez WhatsApp Support
O MAIOR PORTAL DE NOTICIAS DO MARANHÃO
ᴄᴇɴᴛʀᴀʟᴅᴇɴᴏᴛɪᴄɪᴀꜱ.ʀᴀᴅɪᴏ.ʙʀ
O FIM DAS DORES - Magnésio Dimalato Magnésio Dimalato
Política

Prefeito maranhense presta contas para população em praça pública

O caso repercutiu nas redes sociais pela forma inovadora de administrar o município.

Reportagem: Yándello Souza

A administração do Prefeito Lahesio Bonfim da pequena cidade de São Pedro dos Crentes, no interior do estado, ganhou grande repercussão nas redes sociais pela forma inovadora de administrar o município.

Ao assumir a prefeitura, o prefeito nos primeiros meses de mandato enviou a Câmara Municipal de Vereadores o projeto de lei nº 004/2017, para destinar todo o seu salário na construção de casas populares para famílias carentes.

Além do salário destinado à construção de casas populares, o prefeito fez recentemente uma ponte no município, onde economizou mais de 300% em relação a outra ponte feita na gestão passada do mesmo modelo da feita por ele. A feita por ele custou em torno de 50 mil reais, a outra feita na gestão anterior custou aos cofres públicos cerca de 350 mil reais.

O próprio prefeito é que planta e colhe a merenda escolar do município. Além de dirigir o trator ele também ajuda na colheita.

A pequena cidade já foi beneficiada com dezenas de obras feitas com recursos próprios do município.
E para finalizar o ano, o prefeito decidiu fazer em praça pública a prestação de conta dos gastos do município referente ao ano de 2018. Além do sorteio de prêmios para quem pagou seu ( IPTU) em dias.

São Pedro dos Crentes – Maranhão do Sul

São Pedro dos Crentes é um município brasileiro no interior do estado do Maranhão, Região Nordeste do país. Pertence à Mesorregião do Sul Maranhense e à Microrregião de Porto Franco e sua população estimada em 2015 era de 4 563 habitantes.[4]

Como fonte de renda tem por base a agricultura e pecuária, destacando se a exportação interestadual de bovinos de corte e a produção de grãos. Uma terra fértil banhada por vários rios tendo como destaque o principal curso d´água Rio Farinha onde faz fronteira com o município de Feira Nova do Maranhão e o Rio Ribeirão da Mata onde faz fronteira com o município de Estreito-MA sendo o terceiro menor município do estado em população e o 102º em área.

Anualmente a IEAD (Igreja Evangélica Assembleia de Deus) realiza um grande Congresso Evangélico, visando a pregação do evangelho e a adoração ao nome do Senhor, onde são três dias de festa, sendo um dos maiores Congresso da Região, e com isso aumenta o turismo de negocio na cidade.

História da Cidade.

Município de São Pedro dos Crentes

No início do século XX havia um pequeno povoado as margens do Rio Farinha e Riacho Santa Rosa, mas devido às doenças (originadas da grande quantidade de mosquitos provenientes da mata que ali havia) que se tornavam constantes nas crianças e as mesmas não resistiam, os habitantes começaram a mudar-se para outras terras e o dono chamado de Eliziário de Castro, vendeu as terras para Antonio Libano, e mudou se também.

Na década de 40 fundou-se uma Igreja Evangélica Batista no que sobrara do povoado de São Pedro, sendo uma das primeiras a se converterem a irmã Terezinha e sua mãe Maria Libania e alguns anos mais tarde apareceu pregando sobre o pentecostes o missionário João Jonas, neste momento a irmã Terezinha e sua mãe novamente se converteram a nova doutrina e neste momento as pessoas que ainda eram católicas na terra de São Pedro se converteram e passaram a congregar na Assembleia de Deus.

O missionário João Jonas com outros irmãos também pregavam na região do Tocantins e no Piauí, e os irmãos que iam se convertendo ao Evangelho eram trazidos pelo Missionário para morar em São Pedro, e recebiam a doação de terras feita pela Igreja para morarem e tirar os seus sustentos, vinheram muitos irmãos do Piauí Pernambuco e outros Estados Nordestino, fundando um povoado inteiramente de crentes, fazendo que a terra de São Pedro fosse conhecida como (São Pedro dos Crentes).

Em 1994 o povoado foi transformado em sede de um município, e ficou conhecido como São Pedro dos Crentes, que se encontra na região da Serra da Mesa e ao sul da Serra da Cinta e onde nascem o Rio Grajaú e Mearim, principais rios do centro do Maranhão.

Hoje São Pedro dos Crentes ainda recebe uma influencia muito forte dos preceitos religiosos evangélicos, composto em sua maioria por pessoas originariamente do Maranhão, Piauienses, Pernambucanos entre outros estados nordestinos e seus descentes.

Deixe Aqui Seu Comentário
Rei dos Reis - Cortina
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios