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Procon/MA realiza operação de orientação aos consumidores sobre compras de fim de ano

O objetivo é alertar sobre os cuidados que o consumidor deve tomar, dando dicas e informações para evitar problemas que podem gerar endividamento.

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) realiza, nesta sexta-feira (21), uma operação de orientação sobre as compras de fim de ano.

Nesse período do ano, o comércio costuma potencializar suas estratégias para atrair os consumidores. A equipe estará presente na Rua Grande, pela manhã, e no Shopping Rio Anil, durante a tarde. O objetivo é alertar sobre os cuidados que o consumidor deve tomar, dando dicas e informações para evitar problemas que podem gerar endividamento.

Confira algumas recomendações importantes:

13º salário:

No período de fim de ano, a tendência é que as compras aumentem com o 13° salário. Por isso, os consumidores devem ter cautela ao utilizar o saldo extra. Comprar de forma consciente e quitar dívidas são boas alternativas!

Pesquisa de preços:

Neste período, pesquisar antes da compra é fundamental. Assim, o consumidor pode comparar as ofertas e ter pleno controle sobre o seu dinheiro.

Superendividamento:

É importante ficar atento para não começar o próximo ano endividado. Evitar o parcelamento excessivo e prestações muito altas é fundamental. Assim, você não compromete seu planejamento para o ano que vem.

Orçamento e lista de compras:

Organizar os itens que você precisa comprar e estipular o valor possível de gasto faz com que você tenha controle, economizando tempo e dinheiro.

Publicidades enganosas:

No período de fim de ano, as publicidades enganosas são cada vez mais frequentes. Por isso, é preciso estar atento aos preços ofertados e às formas de pagamento.

Compras pela internet:

Ao comprar fora do estabelecimento comercial ( internet, telefone, catálogos e etc.), após o recebimento do produto, o consumidor tem direito ao arrependimento da compra em até 7 dias, sem a necessidade de motivação específica. Os custos de reenvio de produtos deverão ser arcados pela empresa.

Diferenciação de preços:

A diferenciação de preços de produtos e serviços em função da forma de pagamento é autorizada, conforme sanção do Governo Federal, através do art. 1º da Lei 13.455/2017. É importante que o consumidor saiba também que o fornecedor não é obrigado aceitar pagamentos em cartão de crédito ou débito e, caso aceite, não pode restringir a compra a determinados produtos.

Trocas:

Antes de efetuar a compra, é importante que o consumidor cheque a política de troca do fornecedor. Exija que esta informação conste em local visível no estabelecimento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor não é obrigado a efetuar a troca do produto, exceto, se este apresentar algum vício e não seja reparado em até 30 dias. Vale lembrar, ainda, que é sempre importante que o consumidor exija e guarde a nota fiscal.

Vai viajar?

Consumidor, ao viajar de ônibus ou avião, você tem direito à informação clara e ostensiva, conforme previsto no art. 6 do Código do Consumidor. As empresas de ônibus estão obrigadas a afixar informações referentes à emissão, reembolso e atraso na viagem nos locais de vendas de passagens e nos terminais de embarque e desembarque e nos próprios veículos. Já as companhias aéreas são obrigadas a explicar os motivos dos atrasos ou cancelamentos dos vôos e as providências que estão sendo tomadas para resolver os problemas e garantir assistência material.

Meia-entrada:

Na hora de comprar o ingresso para a sua diversão, fique atento! A meia-entrada nas festas de fim de ano é obrigatória, mesmo que ofereçam serviços extras, como open bar e open food. Porém, o benefício incide apenas sobre o valor do acesso à festa. O direito é garantido para estu dantes, professores, idosos, jovens hipossuficientes, doadores de sangue e pessoas com deficiência.

Denúncia:

Caso se sinta lesado, é importante que o consumidor formalize uma denúncia junto ao PROCON/MA. Para isso, é importante salvar ou imprimir os documentos que demonstrem a oferta, confirmação do pedido e a compra, como nota fiscal ou fotos. Os consumidores poderão registrar reclamação através do site, do aplicativo do órgão ou em uma das unidades espalhadas pelo estado.

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