GRANDE RIO HONDA
Covid-19Principais Destaques

Projeto-piloto do Estudo Sorológico da Covid-19 será realizado nesta quinta-feira (23), em São Luis

O objetivo é investigar a prevalência de anticorpos contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), informou, em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (21), que o projeto-piloto do Estudo Sorológico de infecção por Covid-19 no Maranhão será feito na próxima quinta-feira (23), no bairro Vila Esperança, em São Luis. O estudo começará a ser realizado em outros 69 municípios maranhenses no próximo dia 27 de julho.

Segundo a SES, o objetivo é investigar a prevalência de anticorpos contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Estado. A pesquisa é coordenada pela SES em parceria com o Laboratório Central do Estado do Maranhão (Lacen) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A coletiva contou com a participação do secretário de Estado da saúde, Carlos Lula, do coordenador do inquérito sorológico da SES, Lídio Gonçalves, e da coordenadora de campo do inquérito da UFMA, Luanna Bragança.

De acordo com o secretário Carlos Lula, outro objetivo do estudo é estimular o percentual de assintomáticos infectados, assim como conhecer a extensão de infectados nos municípios.

O inquérito

A SES, por meio do secretário Carlos Lula, informou que o estudo se dará por meio de coleta de sangue em domicílio, que será feito por sorteio, aplicação de questionário, preenchimento de dados por aplicativo, teste sorológico – em que será usada a técnica de Quimiolumiscência -, além da análise das amostras pelo Lacen.

No total, 4.080 pessoas serão acompanhadas no estudo, que será feito por 58 entrevistados.

Divisão do inquérito

A SES informou que o Estudo Sorológico será feito em quatro etapas, também chamado “estrato”. O extrato 1 será realizado nos quatro municípios da Grande Ilha, em que 1.432.529 habitantes participarão da pesquisa. Já o estrato 2 será realizado em 122 municípios sendo 1.516.205 habitantes pesquisados. O estrato 3 será realizado em 85 municípios e contará com a participação de 3.193.525 habitantes. Por fim, o estrato 4 será realizado em seis municípios com 932.922 habitantes participando do estudo. Todos os quatros serão realizados de 27 de julho a 7 de agosto de 2020.

Segundo o secretário Carlos Lula, a escolha desse tipo de procedimento deve-se ao fato de permitir uma maior certeza da existência ou não da imunidade à Covid-19.

Deixe Aqui Seu Comentário
Minuto SEBRAE - MA
Etiquetas
Ler Mais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios