Cidades

Sucupira do Norte se destaca por cultivo de uva

A produção de uva de Sucupira do Norte caiu bastante nos últimos anos

A cidade de Sucupira do Norte, situada a 524 km de São Luís, é destaque no setor da economia por seu cultivo de uva. Tudo isso porque na região o frio, que predomina principalmente entre os meses de novembro e janeiro, acaba contribuindo para a plantação do fruto.
A produção de uva de Sucupira do Norte caiu bastante nos últimos anos em virtude do desmatamento que vem afetando o clima no município. No entanto, a cidade já chegou a produzir 80 toneladas de uva por ano. Uma safra considerada excelente para os plantios que se dão em sua grande maioria nos quintais das residências.

Produção de cachaça

Mas não é apenas a produção de uva que faz com que Sucupira do Norte se destaque na economia. A produção de cachaça também é outra fonte de sustento e tradição entre os moradores.

A região possui atualmente mais de 80 pontos de fabricação. A cana-de-açúcar é natural plantada também no quintal das casas. O processo de fabricação é o mais rústico possível. Só mudou a moagem que antes era puxada por bois e agora é a motor.

PEGA DE BOI NO MATO – TRADIÇÃO E CULTURA EM SUCUPIRA

Diferente da famosa vaquejada, onde o boi corre numa arena demarcada, perseguido por uma dupla de cavaleiros, a Pega de boi no mato acontece no meio da vegetação catingueira, com os vaqueiros encourados se embrenhando no mato em cima dos seus cavalos ligeiros para pegar o boi.

Enfrentando espinhos de juremas e touceiras de xique-xique, demonstrando coragem e valentia. Qualquer acidente pode ser fatal, pois, segundo os sertanejos, os cavalos chegam a alcançar 60 km/h na velocidade máxima da corrida no meio da vegetação ressequida e pontiaguda.

A Pega de boi no mato é uma tradição que remonta os primeiros tempos da ocupação na cidade. Antigamente, numa época onde não existia o arame farpado, os animais eram criados soltos pelas propriedades rurais.

Localização de Sucupira do Norte
Aniversário 13 de janeiro
Fundação 13 de janeiro de 1962
Gentílico sucupirense
Padroeiro(a) Santa Teresinha
Prefeito(a) Leila Maria Rezende Ribeiro (PSB)
(2017 – 2020)
10 444 hab. IBGE/2010

Sucupira do Norte foi criada através do movimento de feirantes que se instalavam sob as sombras das faveiras e sucupiras, no entrocamento das estradas que ligam as cidades de Mirador, Pastos Bons e Paraibano.

O idealizador do local para aquela feira foi João Paraibano, auxiliado pelos amigos Pedro Noé, João Brito e outros, no início dos anos 50, vindo mais tarde comerciantes fixos que transformariam a feira de Sucupira em cidade emancipada, como Hilderico Rufino Guimarães, o jovem comerciante Luiz Gonzaga Carneiro, João Queiroz e outros que aos poucos foram fazendo crescer o movimento.

Somente em 13 de janeiro de 1960, através do Decreto do governador Newton Belo, depois de uma batalha travada por Manoel da Câmara Guimarães (o Manoel Doutor), com o apoio do então Deputado Temístocles Teixeira, Sucupira foi emancipada, desligando-se definitivamente do município de Mirador, cujos comerciantes exerciam uma espécie de rivalidade contra os sucupirenses. A nova cidade de Sucupíra do Norte, teve como primeiro prefeito Hilderico Rufino Guimarães, que governou por 2 anos, oportunidade em que repassou o cargo para o comerciante Luiz Gonzaga Carneiro.

PARÓQUIA DE SANTA TERESINHA | Centro, Sucupira do Norte, MA

Sucupira do Norte maranhão

 

VISTA DO SATÉLITE DE SUCUPIRA DO NORTE

 

Deixe Aqui Seu Comentário
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close