WeCreativez WhatsApp Support
O MAIOR PORTAL DE NOTICIAS DO MARANHÃO
ᴄᴇɴᴛʀᴀʟᴅᴇɴᴏᴛɪᴄɪᴀꜱ.ʀᴀᴅɪᴏ.ʙʀ
MaranhãoPrincipais Destaques

UEMA é referência entre universidades públicas

UEMA ficou em destaque no Ensino a Distância; universidade é pioneira entre as universidades públicas brasileiras credenciadas em EaD.

Em um contexto de avanço do Ensino a Distância no Brasil – segundo o Censo da Educação Superior 2018, o número de cursos EaD aumentou 51% em relação a 2017 –, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) é referência em todo o país.

Segundo a coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UEMAnet), Ilka Márcia Ribeiro Serra, a UEMA é pioneira entre as universidades públicas brasileiras credenciadas em EaD. “Esse ano, nós completamos 21 anos que fazemos Educação a Distância, atendendo alunos em todo o estado e fora dele”, afirma.

A oferta é ampla, reunindo cursos livres, ensino técnico, graduação, especialização e, em breve, o primeiro mestrado a distância, na área de educação especial e inclusiva. “No mundo inteiro há cursos de mestrado e doutorado a distância, mas o primeiro regulamento para isso foi aprovado no Brasil no final do ano passado”, contextualiza.

Devido à grande demanda, a perspectiva é que professores de todo o Brasil se inscrevam no edital, previsto para ser lançado em novembro, com início das aulas em 2020. Bem conceituado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, o mestrado a distância da UEMA já nasce com perspectiva de internacionalização, devido a colaboração de professores da Universidade Aberta de Portugal em seu programa.

O avanço do EaD pressiona, inclusive, o ensino tradicional a uma reformulação pedagógica, com amparo maior na tecnologia. “A tendência é que o curso presencial absorva características do curso a distância, conduzindo para uma educação híbrida”, explica a professora Ilka.

Deixe Aqui Seu Comentário
Rei dos Reis - Cortina
Etiquetas
Ler Mais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios