WeCreativez WhatsApp Support
O MAIOR PORTAL DE NOTICIAS DO MARANHÃO
ᴄᴇɴᴛʀᴀʟᴅᴇɴᴏᴛɪᴄɪᴀꜱ.ʀᴀᴅɪᴏ.ʙʀ
MaranhãoPrincipais Destaques

UEMA terá aulas remotas facultativas durante o mês de julho

A oferta das disciplinas será realizada entre os dias 29 de junho a 31 de julho. As matrículas podem ser realizadas de 22 a 24 de junho.

Durante o mês de julho, antecipando o período 2020.3, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) estabelece o Calendário Acadêmico Especial da Graduação com aulas ministradas de forma remota, por conta do isolamento social. A adesão ao calendário por alunos e professores será facultativa.

Para mensurar a possibilidade de adesão desse sistema, a universidade realizou duas consultas aplicadas aos professores e alunos, com objetivo de avaliar as suas condições tecnológicas e acadêmicas. Nas respostas aos questionários aplicados a alunos e professores, constatou-se que a maior parte da comunidade apoia a ideia do retorno, por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação.

O relatório da consulta comprova que, de um total de 1.255 docentes, 922 responderam ao questionário, o que equivale a 73,46% do quadro de professores, e 10.306 alunos dos cursos presenciais, o equivalente a 62,08% do total de aluno, 16.601.

Quanto às respostas dos professores, 87% dos professores respondentes consideram-se em condições de fazer uso de tecnologias digitais em suas disciplinas de modo offline/on-line e interagir com seus colegas e professores virtualmente.

Em relação aos discentes, de um total de 10.306 respondentes, o percentual de alunos quanto à mesma pergunta foi de 77%. Foram levantadas também as dificuldades quanto à implementação do ensino remoto para alunos e professores a fim de que fossem estabelecidas as ações para possibilitar à formação necessária para professores e alunos para retomada do calendário 2020.

O período da oferta das disciplinas será realizado entre os dias 29 de junho a 31 de julho. As matrículas podem ser realizadas de 22 a 24 de junho.

Como vai funcionar
As disciplinas deverão ser ofertadas posteriormente, a partir de 2020.2, para os alunos que não puderem realizá-las por motivos relacionados à falta de condições tecnológicas (acesso à internet e/ou de disponibilidade de dispositivo eletrônico) ou a outras condições incapacitantes emocionais e/ou fisiológicas.

De acordo com a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, professora Fabíola Santana, “todas as medidas e as ações para o retorno das atividades acadêmicas estão sendo tomadas no sentido de garantir a qualidade da oferta e também a inclusão e a formação da comunidade acadêmica quanto ao ensino mediado por tecnologias”.

Deixe Aqui Seu Comentário
Rei dos Reis - Cortina
Etiquetas
Ler Mais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios