WeCreativez WhatsApp Support
O MAIOR PORTAL DE NOTICIAS DO MARANHÃO
ᴄᴇɴᴛʀᴀʟᴅᴇɴᴏᴛɪᴄɪᴀꜱ.ʀᴀᴅɪᴏ.ʙʀ
O FIM DAS DORES - Magnésio Dimalato Magnésio Dimalato
CidadesMaranhão

UFMA vence Prêmio Fapema de melhor tese de doutorado

Trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi a ganhadora do Prêmio Fapema, em Tese de Doutorado (área de Ciências Humanas e Sociais), a principal categoria da premiação. O trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), pelo professor Franklin Douglas, egresso do programa.

A tese “Mídia e poder político: a disputa entre grupos políticos pelas concessões de canais de televisão sob a oligarquia Sarney no Maranhão” foi orientada pela professora Marina Maciel Abreu, que também ganhou o prêmio como orientadora.

Na edição 2018, o principal homenageado (in memorian) do Prêmio Fapema foi o antropólogo Sérgio Ferretti, pesquisador do folclore e da religião afro-brasileira e membro da Comissão Maranhense de Folclore.

Ao todo, a FAPEMA premiou 24 categorias, desde jovem cientista até tese de doutorado, passando por vídeo-pop e homenagens especiais. A noite de premiação, realizada no dia 5 de dezembro, no Teatro Arthur Azevedo, reuniu as principais instituições de ensino superior do Maranhão, pesquisadores, autoridades e finalistas da premiação.

“Como tenho dito, este prêmio não é só meu, mas também de minha orientadora do Programa de Políticas Públicas, da UFMA, da CAPES como agência financiadora da pesquisa, enfim, do sistema público de ciência. Nestes tempos de defesa de sua privatização, enaltecer sua excelência, gratuita e qualidade é premente!”, ressaltou Franklin Douglas que destacou a importância do Prêmio.

Jornalista e advogado graduado pela UFMA, Douglas é mestre e doutor em Políticas Públicas. Leciona tanto na área de Comunicação quanto em Direito. Pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais, não é a primeira vez que ele é ganhador do Prêmio Fapema. Em 2005, Douglas abriu alas para a divulgação científica, sendo o primeiro vitorioso na categoria jornalismo científico, com o Programa Rádio Ciência, veiculado na rádio Universidade FM.

Para a reitora Nair Portela, a premiação é o reconhecimento do resultado de muito esforço, dedicação e estudo dos pesquisadores do Programa de Políticas Públicas. “O programa possui um padrão de excelência, conhecido nacionalmente e até intertnacionalmente e isso nos deixa orgulhosos. Acompanhar de perto o trabalho que nossos pesquisadores desenvolve nos faz ter a certeza do quão merecedores são, mesmo em tempos difíceis e de crise, o que não é motivo para os abaterem e impedir que continuem suas produções elevando ainda mais o nível das pesquisas desenvolvidas no estado. Só temos a agrader e nos orgulharmos por termos professores, alunos e egresso de diversos curso da Universidade, participando de uma premiação tão importante para a ciência do Maranhão, como é o Prêmio Fapema. Parabenizo nossos pesquisadores, professores e alunos, no envolvimento com a ciência e com a pesquisa, na busca por resultados de impacto para gerar um bom retorno para a nossa sociedade”, enfatizou.

Saiba +

O Programa de Políticas Públicas da UFMA foi criado em agosto de 1993 e, desde então, vem contribuindo para a formação de diversos profissionais e docentes do Maranhão e fora dele e, até mesmo, de outros países. Avaliado com o conceito 6, na avaliação da CAPES, o programa possui qualidade internacional. Atualmente, ele é coordenado pela professora Maria Eunice Damasceno Ferreira do Departamento de Serviço Social da UFMA.

Da Assessoria

Deixe Aqui Seu Comentário
Rei dos Reis - Cortina
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios