CidadesMaranhãoPrincipais Destaques

Vacinação antirrábica continua em bairros de São Luís

Estratégia é levar a imunização de casa em casa para combater a raiva animal. dados parciais da campanha indicam que mais de 40 mil animais já foram vacinados.

Mais de 40 mil animais vacinados. Esse é o número parcial da Campanha de Vacinação Antirrábica, iniciada em fevereiro desse ano pela Prefeitura de São Luís. Para imunizar cães e gatos, 200 agentes da Unidade de Vigilância Epidemiológica estão indo de casa em casa para cobrir todas as áreas da capital maranhense e debelar qualquer foco da raiva animal, doença erradicada da cidade desde o ano de 2013. A ação faz parte da política de saúde pública do prefeito Edivaldo Holanda Júnior que objetiva conservar a saúde animal e da população ludovicense. Neste fim de semana uma nova etapa da campanha esta sendo realizada.

A Campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Unidade de Vigilância Epidemiológica (UVZ) e tem como meta vacinar 160 mil animais até o mês de abril. A campanha acontece sempre na sexta-feira e no sábado. Os animais só não são imunizados quando estão doentes ou no último mês de gestação. “As ações da gestão do prefeito Edivaldo estão orientadas para manter o controle epidemiológico com a realização da vacinação anual, porque a vacina é a única forma de prevenção da doença”, explica o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

Na última sexta-feira (8), 14 equipes formadas por 12 vacinadores imunizaram cães e gatos no Conjunto Angelim, Alto do Pinho, Santa Cruz, Vila Palmeira, Bequimão, Residencial Pinheiros, Anil, Cohama, Conjunto Manoel Beckman, Vila 7 de Setembro, Residencial Esperança, Residencial Primavera, Conjunto Novo Angelim, Pão de Açúcar e Olho d’ Água. “As casas visitadas têm entre dois ou mais animais de estimação e até aqui a população tem demonstrado boa acolhida aos agentes”, informa o coordenador da Unidade de Vigilância Epidemiológica (UVZ), João Batista Pires.

Neste sábado (9), novamente as duplas de vacinadores irão de casa em casa em busca de cães e gatos para garantir que São Luís permaneça livre da raiva, zoonose que pode ser transmitida para o homem. A ação vai abranger a Vila Luizão, Bairro Sol e Mar, Residencial Terra Livre, Parque Vitória, Vila Litorânea, Divinéia, Bairro Santa Rosa, Bom Jardim, Bairro do Turu, Chácara Brasil, Planalto Turu I, II e II, Habitacional Turu, Residencial Canudos, Bairro Brisa do Mar e Olho d’ Água.

NÚMEROS 

Segundo João Batista Pires, até o mês de março, três áreas de São Luís, classificadas pela Unidade de Vigilância Epidemiológica como distritos, já tiveram a imunização completada, são eles o Distrito Centro, com mais de 9.300 cães e gatos vacinados; Distrito Coroadinho, com um total de 22.500 animais imunizados; e o Distrito Bequimão, com cerca de 9.300 doses aplicadas.

As campanhas da Prefeitura de São Luís são anuais e também disponibilizam vacinas nas unidades de saúde. A raiva é uma infecção viral aguda, transmitida para seres humanos a partir da mordida, lambida ou ferida causada por animais infectados. Entre os sintomas da doença no animal estão mudança de comportamento, dificuldade para engolir e excesso de salivação.

As informações são da Assessoria

Deixe Aqui Seu Comentário
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close