MaranhãoPrincipais DestaquesSaúde e Beleza

Vacinação contra polio e sarampo encerram hoje, dia “D”

Número de vacinações ainda está longe da meta. Será o último dia da campanha, que busca imunizar crianças contra as duas graves doenças. Veja como garantir as vacinas.

Todos os 63 postos de vacinação da rede de saúde da Prefeitura de São Luís voltam a abrir neste sábado (01) para receber as crianças de um ano a menores de cinco anos que ainda não estejam imunizadas contra o sarampo e a poliomielite, em mais um dia Dia D de mobilização contra essas doenças.

Ainda como estratégia para imunizar o máximo de crianças, a Semus vai disponibilizar também equipes de vacinação volantes nos shoppings São Luís, Rio Anil e da Ilha, no horário das 15h às 19h do sábado (1º), último dia da campanha.

Vacinações abaixo da meta necessária

(Foto: Divulgação)

Na capital, a meta é imunizar 95% das 61.080 crianças de um ano a menores de cinco, mas dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís mostram que a cobertura vacinal contra a pólio está em cerca de 68%. Contra o sarampo a cobertura está em mais de 66%.

Poliomielite e sarampo

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que pode causar sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A vacina contra a pólio é oral (gotinhas) e protege contra os três poliovírus (1, 2 e 3).

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Deixe Aqui Seu Comentário
Tags
Ler Mais

RELACIONADAS

Close
Close